Publicado em: 18/05/2015 às 09h50

O admirável mundo novo da Odontologia

Nos últimos anos, o International Dental Show tornou-se a principal plataforma de lançamentos de produtos da Odontologia mundial. Confira algumas das novidades vistas no IDS 2015, que aconteceu em março, na cidade alemã de Colônia.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

MENOS SESSÕES
Entre os vários lançamentos da Straumann para o IDS 2015, o destaque ficou para a linha de implantes cerâmicos Bone Level Tapered (BLT), desenvolvida a partir da tecnologia Roxolid. O produto, que passou por um período de liberação controlada, está finalmente à disposição dos implantodontistas. A empresa também apresentou a linha Pro Arch, que combina seus melhores produtos em uma única solução para próteses totais sobre implantes, com a promessa de reduzir significativamente o número de sessões de tratamento. A companhia suíça deu grande destaque para as soluções integradas com as tecnologias CAD/CAM. Foi apresentada a versão mais recente do seu software, o Cares Visual 9.0, que agora permite a fresagem de projetos customizados tanto no nível do abutment quanto no do implante. Outra grande novidade foi o anúncio da parceria entre Straumann e a companhia alemã AmannGirrbach, que resultou no lançamento da fresadora Cares M Series para laboratórios. O novo equipamento será comercializado junto com outros dois lançamentos: os scanners Cares 3 e Cares 7, desenvolvidos pela também parceira Dental Wings.

 

 

ZIRCÔNIA TRANSLÚCIDA
Abrindo uma nova possibilidade estética entre as restaurações monolíticas, a Vita Zahnfabrick lançou no IDS 2015 a linha YZ de blocos e discos de zircônia translúcida. Assim, a empresa disponibiliza ao mercado a Vita YZ T (translúcida) e a Vita YZ HT (altamente translúcida). Outra novidade foi o lançamento da linha Implant Solutions (IS), que possui interface integrada com o encaixe da conexão protética compatível com muitos sistemas de implante do mercado. Esta linha está disponível nas versões Vita Enamic IS, Vita Suprinity IS e Vita CAD-Temp IS. A companhia alemã também apresentou a quinta versão de seu espectrômetro, o Vita Easyshade V.

 

 

 

 

 

 


IMPLANTES DE POSIÇÃO ANGULADA
Entre os destaques da Dentsply em Colônia estava o OsseoSpeed Profi le EV, que é a segunda geração de implantes exclusivamente projetados para serem usados na posição angulada. O implante permite a melhor preservação dos tecidos, o que é um pré-requisito para os casos em que há alta demanda por resultados estéticos. A primeira versão do produto foi apresentada em 2011, pela Astra Tech, que foi adquirida pela Dentsply neste mesmo ano. Agora, o implante está sendo atualizado e incorporado ao portfólio da Dentsply.

     

 

 

 

 


 

 

 

 

 

SCANNER TRIOS MAIS LEVE
O scanner intraoral Trios chega à sua terceira versão mais leve, menor e mais rápido, conforme anunciou a 3Shape em sua passagem pelo IDS 2015. Além das novidades de design, a empresa incorporou ao scanner uma câmera intraoral, para que o profissional não precise mais comprar equipamento adicional. Também foi implementada uma ferramenta de mensuração de cores, para garantir resultados precisos e previsíveis. A companhia dinamarquesa incluiu ainda em seu portfólio o 3Shape X1, que acumula as funções de tomógrafo, scanner panorâmico, scanner cefalométrico e scanner de face em um único sistema. O novo produto gera imagens que podem ser exportadas em formato aberto.

ESCANEAMENTO DUPLO
A Carestream Dental aumentou o foco de seus produtos na Implantodontia com novos recursos em sua linha CS Solutions. Entre as novidades está uma funcionalidade que permite o planejamento da posição dos implantes segundo a orientação protética, combinando os scanners da empresa (CS 3500, Carestream Dental CBCT digital impressions, CS Restore crowns e Carestream Dental CBCT volumes) com o software de planejamento CS 3D Imaging. Além disso, o scanner intraoral CS 3500 conta agora com um novo modo de escaneamento duplo, que permite a captura da área de interesse duas vezes, com e sem as guias protéticas.

 


SEM CIMENTO
A Nobel Biocare levou para a Alemanha uma nova solução para a instalação de implantes na região posterior. A nova linha apresenta opções de reparação livre de cimento, e dois novos implantes (Nobel-Parallel CC WP e WP NobelActive), ambos com 7 mm e projetados para perfis de emergência para grandes molares. A empresa também apresentou a linha de componentes protéticos NobelProcera FCZ Implant Crown, feitos em zircônia monolítica e com a opção de angulação no canal do parafuso. Completamente isento de cimento, o FCZ evita os riscos associados com o excesso do material. Como parte do novo conceito em regiões posteriores, foram lançados o Peek Healing e o Peek Temporary Abutments, anatomicamente moldados para os contornos molares. Como os pilares vêm pré-moldados para um perfil de emergência otimizado, são necessários poucos ajustes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


JATO TRIPLO NA IMPRESSÃO 3D 
Com a promessa de proporcionar modelos mais realísticos e precisos, a Stratasys apresentou sua nova impressora 3D Object260 Dental Selection. O equipamento emprega a tecnologia de jato triplo para produzir modelos com vários materiais e cores em uma única impressão. Além disso, segundo a empresa, a impressora não só reproduz com fidelidade a anatomia do paciente, como também a maciez da gengiva para validar os testes funcionais com próteses.

 

 

 

 

LINHA CERAMILL ZOLID
A zircônia com translucidez também foi a aposta da AmannGirrbach, que apresentou ao mercado sua linha Ceramill Zolid, que contará com as versões Classic e Preshades. Esta segunda possui três graduações de sombra e pode ser diretamente sinterizada sem coloração. A empresa oferece ainda o Ceramill Zolid FX, com alta translucidez. Os austríacos também apresentaram ao mercado um novo módulo em seu software, que permite o planejamento e a fabricação de próteses totais removíveis, e seus respectivos try-ins, no Ceramill CAD/CAM. Segundo a empresa, o novo processo permite economia de tempo em até 60%.

CERASMART PARA CAD/CAM
Para encontrar o equilíbrio ideal entre precisão, dureza e flexibilidade, a fabricante japonesa GC apresentou o Cerasmart seu primeiro bloco cerâmico híbrido para CAD/CAM. O material é indicado para coroas e laminados, além de restaurações inlays e onlays. Segundo a GC, o Cerasmart oferece alta resistência mecânica associada à flexibilidade para restaurações, o que torna o material particularmente interessante para casos clínicos em que a capacidade de amortecer a pressão mastigatória é necessária, como para coroas de implantes ou restaurações em pacientes com bruxismo e/ou desgaste dentário generalizado.

 

 

  • Imprimir
  • Indique a um amigo