Publicado em: 06/11/2018 às 11h29

Marco Pontual (1959 – 2018)

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

 

Conheci o Marco Pontual na FOB/USP. Ele veio fazer parte da sua tese, executada na UFSC. Falava e gesticulava muito. Entretanto, eu percebia no seu discurso que discorrer sobre biomateriais, para ele, era como beber água. Mais tarde, no primeiro P-I Brånemark Meeting em Bauru, na USC, vi o livro do Pontual com o Ricardo Magini. Era a primeira coletânea organizada sobre PRP enxertado após o levantamento do seio maxilar. Um livro diferente e questionador para a época de 2004.

Deste ponto em diante, ficamos grandes amigos. Compartilhávamos muitas coisas, dentre artigos e opiniões. O Pontual sempre foi um cara ativo e atualizado: membro da Academia Americana de Periodontologia, Professor da Ufes, membro ITI, mergulhador e defensor da natureza (a imagem do tubarão era uma presença constante em sua página no Facebook).

Marco Pontual foi colunista da revista ImplantNewsPerio por um ano, em 2016. Ele fez um ótimo trabalho nesse período, assim como em todas as suas participações como ministrador em diversas edições do IN.

A notícia do seu pós-doutorado foi uma grande surpresa. Ao mesmo tempo, o convidei para escrever o capítulo de L-PRF, até hoje o mais pedido do livro do IN 2017.

Pontual foi um cara que sabia dar valor às parcerias científicas, independente das situações econômicas ou sociais.

Que Deus conforte sua família.

Indiscutivelmente, uma grande perda.

 

Paulo Rossetti

Editor científico de Implantodontia da ImplantNewsPerio

 

 

  • Imprimir
  • Indique a um amigo