Publicado em: 04/02/2019 às 16h35

Harmonização Orofacial ganha força com nova Resolução do CFO

Confira os destaques da Resolução CFO-198/2019, que reconhece a Harmonização Orofacial como especialidade.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

A polêmica e o embate jurídico que serviu como pano de fundo para a consolidação da Harmonização Orofacial (HOF) no Brasil teve mais um importante capítulo na última semana com a publicação da Resolução 198/2019 do CFO. O novo documento, publicado em 29 de janeiro, ficou marcado por reconhecer a HOF, ampliar a definição sobre os procedimentos que a nova especialidade inclui e pontuar a atuação do cirurgião-dentista na face do indivíduo.

Além de confirmar a criação da nova especialidade, o CFO apresentou uma definição mais ampla dos procedimentos clínicos que dizem respeito à HOF. Além dos procedimentos com neurotoxinas e preenchedores faciais descritos nas resoluções anteriores, o novo documento incluiu neste conjunto de terapias o uso de agregados leucoplaquetários autólogos, intradermoterapia, biomateriais indutores percutâneos de colágeno, procedimentos biofotônicos, laserterapia, procedimentos de lipoplastia facial e as técnicas cirúrgicas de remoção do corpo adiposo de Bichat (técnica de Bichectomia) e de correção dos lábios (liplifting).

A nova resolução também pontua o terço superior, médio e inferior da face, além das estruturas anexas e afins, como área de atuação do especialista de HOF.

O documento afirma que o cirurgião-dentista especialista deverá ter domínio em anatomia aplicada e histofisiologia das áreas em questão, bem como da farmacologia e farmacocinética dos materiais relacionados aos procedimentos realizados na HOF.

A Resolução do CFO define ainda a carga horária para os cursos de especialização, bem como as condições para conferir a titulação aos profissionais da área.

Clique aqui e confira na íntegra da Resolução CFO-198/2019.

A resolução do CFO coincidiu com o lançamento da revista FACE, da VMCom. A nova publicação é totalmente voltada para o universo da Odontologia Estética, com foco nas técnicas de Harmonização Orofacial (HOF). A revista foi lançada durante o Ciosp, em São Paulo, no dia 30 de janeiro. Em fevereiro, os profissionais interessados podem solicitar gratuitamente a primeira edição da revista através do site www.facemagazine.com.br.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo