Publicado em: 20/03/2019 às 14h22

A raiz do problema

Paulo Rossetti recorda que um dos problemas na Implantodontia é a falta de uma Odontologia multidisciplinar.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

Ao longo da graduação, nós tratamos diretamente a polpa, para indiretamente preservamos uma raiz ou um possível dente pilar. Se perguntarmos para qualquer estudante ou clínico, com o conhecimento básico contemporâneo sobre a biologia óssea do alvéolo, em 100% das vezes todos dirão que prefeririam não extrair um dente (incisivo central ou lateral), mas tentar o tratamento endodôntico.

Neste raciocínio, existe outro aspecto importante: tratamentos endodônticos feitos em dentes pilares intermediários de grandes reabilitações orais. Como a taxa de sobrevivência cai ao longo do tempo, e isso é comprovado cientificamente, muitas vezes será melhor removê-los e partir para os implantes dentários estratégicos, visando próteses fixas pequenas, aparafusadas ou cimentadas. Isso se tornou uma terapia interessante e mundialmente propagada, facilmente identificável em muitas radiografias panorâmicas: os implantes normalmente estarão nas posições de central e canino, primeiro pré-molar e primeiro molar, para construção de segmentos com três elementos.

Fatalmente, quando for necessário desmontar tratamentos antigos sobre dentes, teremos mais dois problemas: a ausência de espaço biológico horizontal entre as raízes, e pilares dentários curtos, observações que culminarão nas respectivas cirurgias periodontais.

Até mesmo a reposição unitária, por mais simples que seja na região posterior, poderá causar desconforto. E é nessas horas que precisaremos nos recordar da importância dos contornos e contatos proximais, afetados ou não pelos eixos dentários.

Curiosamente, na Implantodontia contemporânea, a raiz do problema é uma senhorita que usa “vestido rosa”, “chapéu branco”, “cinta transparente” e possui um “coração delicado”. Que seus “pretendentes” estejam à altura do desafio.

 

Paulo Rossetti

Editor científico de Implantodontia da ImplantNewsPerio

 
  • Imprimir
  • Indique a um amigo