Publicado em: 20/05/2019 às 18h05

GRAM 2019: um novo capítulo na trajetória das reabilitações sem enxertia

Especialistas brasileiros e estrangeiros promoveram intensa troca de informações.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

 

O GRAM é grande, disse Vicente de Souza Pinto, patrono do 1o Congresso Internacional de Reabilitação de Maxilares Edêntulos – GRAM 2019, em seu discurso, na abertura do encontro.

Diante de sua vasta experiência, ele estava prevendo que uma intensa troca de informações e conhecimento estava por vir ao longo do encontro, que teve sede no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, nos dias 16 e 17 de maio, com realização da VMCom.

“A programação foi excelente, porque abrangeu várias metodologias e técnicas que estavam em desenvolvimento e que agora estão atingindo o seu estado adulto. Foi um verdadeiro passeio por todas as áreas do edentulismo total”, declarou o patrono do GRAM 2019.

O público, estimado em aproximadamente 300 participantes, presenciou profundas discussões e apresentações de casos clínicos, conduzidas pelos principais especialistas brasileiros adeptos das técnicas de reabilitação sem enxertia e por convidados internacionais, como Carlos Aparício (Espanha), Salah Huwais (EUA) e Miguel Guimarães (Portugal).

Em destaque, temas atuais e pertinentes, como a reabilitação do edentulismo total, os implantes zigomáticos, os desafios que envolvem o emprego das técnicas reabilitadoras para arcadas edêntulas e a técnica all-on-four.

Dessa forma, de acordo com os organizadores, o encontro cumpriu seu objetivo de disseminar conhecimento em uma área que não é atendida pelos grandes eventos da Implantodontia.

“O GRAM 2019 foi algo grandioso e emocionante. Sentimos-nos realizados por ter possibilitado o acesso de mais de 300 colegas a toda essa gama de procedimentos”, enfatiza Abílio Coppedê, presidente do GRAM 2019.

Ainda segundo Coppedê, os professores que integram o GRAM – International Group of Graftless Rehabilitation of Atrophic Maxillae continuarão atuando na disseminação de conhecimento sobre esse tipo de abordagem dentro da Implantodontia, já que pretendem implantar uma agenda de encontros e cursos.

Outra iniciativa nesse sentido é o portal GRAM (www.portalgram.com.br), que será abastecido regularmente com conteúdo para os especialistas da área, além de todo o conteúdo do encontro.

 

Livro oficial
Sob o tema “Soluções clínicas para reabilitações totais sobre implantes sem enxertos ósseos”, o livro reúne os principais tópicos discutidos ao longo do GRAM 2019, com dicas e diversas técnicas para que as reabilitações de casos de edentulismo total, especialmente as mais desafiadoras, tornem-se cada vez mais seguras e previsíveis.


Expo GRAM
O encontro ainda teve o suporte de uma exposição promocional paralela, que contou com as empresas Arti-Dente, CLSP, Coraldent, Dérig, DSP, Ero Prótese, Geistlich, GRAM Group, KaVo Kerr/Nobel Biocare, M. Polachini, Maximus, Neodent, Quintessence Editora, Revista ImplantNewsPerio e Welfare. Na oportunidade, os participantes do encontro puderam conhecer novos produtos, serviços e tecnologias para a área de implantes.

 

  • Imprimir
  • Indique a um amigo