ImplantNewsPerio 2018 | V3N3 | Páginas: 491-503

Implante de zircônia em região anterior na manutenção estética em condições desfavoráveis

Dental zirconia implant use for esthetic purposes under unfavorable conditions

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

Autor(es):

José Márcio Barbosa Leite do Amaral1
Rodrigo Alves Ribeiro2
Guilherme Ramos Costa3
Claudio Costa4
Renata Faria5
Caio Vinicius Gonçalves Roman-Torres6

1Mestre em Implantodontia – USC; Professor do curso de graduação em Odontologia e professor coordenador da pós-graduação em Implantodontia – Unimes.
2Doutorando em Diagnóstico Bucal – USP; Professor do curso de graduação em Odontologia – Unimes; Professor assistente da pós-graduação em Implantodontia – Unimes.
3Mestre em Ciências e Tecnologia Nuclear – USP; Professor assistente da pós-graduação em Implantodontia – Unimes.
4Doutor em Diagnóstico Bucal – USP; Professor associado do curso de graduação em Odontologia – USP; Professor associado do programa de mestrado e doutorado em Diagnóstico Bucal – USP.
5Doutora em Prótese Dentária – Unesp/SJC; Professora titular de Prótese Dentária – Unip; Professora coordenadora da pós-graduação em Implantodontia – Unimes.
6Doutor em Odontologia – Unitau; Professor do curso de graduação em Odontologia – Unimes; Professor do programa de mestrado em Odontologia – Unisa.

Resumo:

Este relato de caso demonstra a utilização de implantes cerâmicos de zircônia na região do remanescente radicular cariado 21, extraído atraumaticamente. O implante cerâmico traz uma nova opção para as reabilitações em regiões em que a estética é essencial. Como método de preenchimento alveolar foi utilizado L-Plasma Rico em Fibrina (L-PRF), juntamente com um material aloplástico biocompatível e homogêneo, que tem sido largamente difundido na Odontologia. A instalação imediata da coroa temporária realizada logo após o procedimento de enxertia fez com que todo o alvéolo em sua porção cervical fosse ocupado, servindo de proteção e vedação para o enxerto de L-PRF e o biomaterial inserido na porção vestibular do alvéolo, bem como devolvendo a função estética e bem-estar do paciente. Um planejamento virtual adequado e a preservação das estruturas de sustentação no momento cirúrgico, bem como a utilização dos implantes de zircônia em dentes de região anterior em condições desfavoráveis, aumentam a previsibilidade, sendo uma alternativa de sucesso para a reabilitação com implantes.

Unitermos:

Implantes dentários; Cirurgia bucal; Estética; Zircônia.

Abstract:

This case report demonstrates the use of zirconia dental implants for a decayed, atraumatically extracted tooth # 21. The ceramic implant brings a new option for rehabilitation in regions where aesthetics is essential. In addition, the Leukocyte Platelet-Rich Fibrin (L-PRF) was added with a biocompatible alloplastic and homogeneous material, which has been widely disseminated in dentistry. The immediate installation of the temporary crown shortly after grafting procedure provided volume at the cervical portion of the alveolar socket, serving as a protection and barrier for L-PRF and the biomaterial inserted at the buccal aspect to retrieve aesthetics and well-being. Appropriate virtual planning and the preservation of supporting structures on surgery, as well as the use of the zirconia implants in anterior region under unfavorable conditions increase the predictability, being an alternative of success for implant rehabilitation.

Key words:

Dental implants; Oral surgery; Esthetics; Zirconia.
  • Imprimir
  • Indique a um amigo