Publicado em: 26/01/2016 às 16h45

Por dentro do sistema Arcsys

FGM apresenta as características de seu novo sistema de implantes.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo
Kit protético Arcsys.

Dona de uma expressiva fatia do mercado de clareadores e outros produtos químicos para a Odontologia, a FGM anunciou recentemente que estava expandindo sua atuação para o segmento de implantes e biomateriais. Para dar esse ousado passo, a empresa se preparou durante seis anos.

Entre as diversas novidades que vêm sendo gradualmente reveladas pela empresa e que despertaram a curiosidade do implantodontista, está o sistema Arcsys, cujo principal diferencial seria seu mecanismo de angulação inteligente dos componentes protéticos.

O novo sistema de implantes será apresentado oficialmente ao mercado no final de janeiro, durante a realização do 34o Ciosp – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. Nesta edição, a ImplantNewsPerio falou com Rafael Cury Cecato, consultor técnico da FGM que participou do desenvolvimento do Arcsys e agora revela os principais destaques do produto.

 

ImplantNewsPerio – Quais são as características que distinguem este sistema do que existe no mercado, em termos cirúrgicos e protéticos?

Rafael Cury Cecato – O objetivo da FGM é que o profissional tenha em mãos um sistema de implantes extremamente eficiente e simplificado, que possibilite o planejamento e a execução da reabilitação dos seus pacientes de maneira rápida, segura e econômica.

Várias inovações e diferenciais distinguem o Sistema Arcsys dos demais já existentes. Aqui estão alguns principais:

• Capacidade de customização da angulação dos componentes protéticos, de acordo com a necessidade de cada paciente, seja para próteses cimentadas ou aparafusadas, unitárias ou múltiplas. Esta personalização será realizada pelo próprio cirurgião-dentista ou técnico em prótese dentária, de maneira muito rápida e fácil. O profissional passará a ter a possibilidade de utilizar componentes angulados sempre que desejar, sem comprometer a estética ou a estabilidade da reabilitação.

• Brocas com design diferenciado, com capacidade de perfuração única, ou seja, sem necessidade de escalonamento durante o preparo do alvéolo cirúrgico. Ainda, otimizam o fluxo do líquido refrigerante, facilitam a “apreensão” de tecido ósseo para ser usado como enxerto autógeno e permitem o uso de “stops de profundidade” para aumentar a segurança durante a fresagem (sem interferir no fluxo de irrigação).

• Estabilidade dos tecidos peri-implantares, através da ótima vedação entre componente protético e implante.

 

ImplantNewsPerio – Como o sistema foi concebido? Qual é a história do seu desenvolvimento?

RCC – Tudo foi iniciado através de uma ideia, há cerca de seis anos, que possibilitaria justamente a personalização da angulação dos componentes protéticos de maneira rápida e segura, então surgiram os componentes protéticos anguláveis. Porém, as inovações não pararam por aí e a empresa continuou a pesquisar e desenvolver outras tecnologias para oferecer possibilidades e tecnologias até então não existentes.

ImplantNewsPerio – Em termos de produção, como a FGM se preparou para fabricar esse implante?

RCC – A FGM realizou investimentos com foco na qualidade dos produtos fabricados, apostando em equipamentos de usinagem de origem suíça e equipamentos de ponta para controle de qualidade dos produtos fabricados.

Os investimentos também foram substanciais no ambiente de fabricação, realizando a construção de salas limpas que obedecem todos os controles e critérios quanto às regulamentações nacionais e internacionais. Durante o desenvolvimento, para validar os conceitos criados pela FGM, foram realizados estudos que demonstraram o desempenho, a segurança e a eficácia do Sistema de Implantes Arcsys.

ImplantNewsPerio – O que já podemos ler como pesquisa básica sobre o sistema?

RCC – Inúmeras pesquisas já foram realizadas durante o desenvolvimento do sistema, atestando sua segurança e eficácia. As principais podem ser encontradas no Perfil Técnico Arcsys (http://www.inpn.com.br/Link-16120529).

  • Imprimir
  • Indique a um amigo