Publicado em: 31/03/2016 às 11h55

Avaliação de formação óssea após o levantamento da membrana do seio maxilar

O artigo foi publicado na Clinical Implant Dentistry and Related Research.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

Sob coordenação dos Profs. Drs. Antônio W. Sallum e Paulo Rossetti, editores científicos da revista ImplantNewsPerio, elaboramos uma resenha crítica dos artigos que foram destaque em periódicos de circulação internacional. Este é um deles, confira!

Jungner M, Cricchio G, Salata LA, Sennerby L, Lundqvist C, Hultcrantz M et al. On the early mechanisms of bone formation after maxillary sinus membrane elevation: an experimental histological and immunohistochemical study. Clin Implant Dent Relat Res 2015;17(6):1092-102.

Por que é interessante: avalia como e por que existe formação óssea após o levantamento da membrana do seio maxilar.

Desenho experimental: nove macacos adultos submetidos ao levantamento bilateral do seio maxilar pela técnica lateral: quatro animais no modelo split mouth (sem preenchimento/osso da tíbia), dois animais com implantes dentários inseridos sob a membrana do seio em ambos os lados, dois animais com a membrana do seio totalmente removida e um animal servindo como controle. Todos os animais receberam um implante em um dos lados.

Os achados: a formação óssea começa na parte inferior do seio maxilar e se espalha ao longo do implante, sem atingir contato direto com a membrana do seio.

Conclusão: a membrana do seio não tem potencial osseoindutor, e a formação de novo osso é vista com ou sem enxertos.

Revisado por: Rafaela Videira. Mestranda em Clínica Odontológica - Periodontia - FOP/Unicamp.

 Veja o artigo original em www.inpn.com.br/Link-16120550.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo