Publicado em: 06/10/2016 às 16h52

Análise da percepção estética do paciente em procedimentos de aumento de coroa clínica

O artigo científico foi publicado no Journal of Clinical Periodontology.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

Sob coordenação dos Profs. Drs. Antônio W. Sallum e Paulo Rossetti, editores científicos da revista ImplantNewsPerio, elaboramos uma resenha crítica dos artigos que foram destaque em periódicos de circulação internacional. Este é um deles, confira!

Silva CO, Soumaille JMS, Marson FC, Progiante PS, Tatakis DN. Aesthetic crown lengthening: periodontal and patient-centred outcomes. J Clin Periodontol 2015;42:1126-34.

Por que é interessante: avalia os resultados clínicos, bem como a percepção estética do paciente, após o procedimento de aumento de coroa clínica para o tratamento
da erupção passiva alterada.

Desenho experimental: 22 pacientes foram tratados e acompanhados durante seis meses. Os parâmetros clínicos avaliados incluíram profundidade de sondagem, nível de inserção clínica, tamanho da coroa clínica, distânciaentre a junção cemento-esmalte à crista óssea alveolar, espessura gengival, exposição gengival, dentre outros. Os pacientes completaram a pesquisa avaliando a satisfação com o sorriso, a gengiva, as características dos dentes e a experiência com o procedimento.

Os achados: houve melhora em todos os parâmetros clínicos avaliados. Ao contrário do nível de satisfação pré-operatória, a maioria (≥ 73%) dos pacientes ficou satisfeita pós-operatoriamente, com a exposição gengival, o sorriso, o tamanho e o formato dos dentes.

Conclusão: a cirurgia de aumento de coroa clínica estética gerou alto nível de satisfação no paciente e resultados previsíveis e estáveis em curto prazo.

Veja o artigo original em: goo.gl/0ROyWi

  • Imprimir
  • Indique a um amigo