Publicado em: 01/06/2017 às 11h10

IDS 2017: planeta odonto celebra sua evolução

O sucesso absoluto de mais uma edição do IDS – International Dental Show destaca o desenvolvimento tecnológico da Odontologia em escala internacional.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

 

Por Adilson Fuzo
Colaboração: João de Andrade Neto e Paulo Rossetti
 
Os alemães deram mais um show de organização e competência no IDS 2017, a edição mais recente do International Dental Show, realizado em março, em Colônia. Mais de 2.300 expositores do mundo todo estiveram presentes para receber um público de 155 mil pessoas.
 
Foi mais uma edição repleta de recordes para a Koelnmesse, organizadora do evento. Lamentavelmente, o vigor do mercado odontológico internacional e o incrível volume de lançamentos deixa ainda mais evidente a apatia que assola atualmente a economia brasileira. 
 
Se nas edições anteriores a forte presença das tecnologias digitais já chamava a atenção, em 2017 ficou claro que a Odontologia digital já é fato consumado no mercado internacional. Praticamente todas as empresas importantes do mercado dispunham de soluções nessa área.
 
Os brasileiros aproveitaram a presença na feira do mercado odontológico mundial para promover a Business Table Brazil, um fórum de debates sobre as possibilidades de desenvolvimento da Odontologia no País. O encontro foi organizado pela APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) e teve como objetivo chamar a atenção de empresas internacionais da área odontológica para o mercado brasileiro. Foram debatidos temas como a atual situação do País, o sistema regulatório nacional, informações importantes sobre impostos, além de diretrizes e detalhes do sistema de Relações Internacionais da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
 
Outra iniciativa de sucesso foi o pavilhão brasileiro organizado pela Abimo em parceria com a Apex-Brasil, que contou com 27 empresas do setor: Aditek, Angelus, Bio-Art, Biodinâmica, Bionnovation, Cristófoli, Dentflex, Dentscler, DFV, DMC, Driller, DSP, Essence Dental, Heal Tech, Indusbello, KG Sorensen, Maquira, Olsen, Quinelato, ROIC, SIN Implantes, Signo Vinces, Sistema INP, Systhex, Technew e Titanium Fix. “Nosso objetivo é mostrar para o mundo o potencial da Odontologia brasileira e seu parque industrial, bem como fortalecer as exportações nesse segmento”, explicou Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da Abimo. Adicionalmente, outras dez marcas brasileiras estiveram representadas em estandes próprios: Alliage, Angelus, Dabi, FGM, Gnatus, Microdont, Neodent, Riellens, Septodont e Vipi.
 
Nossa equipe esteve em Colônia, a convite dos organizadores do IDS 2017, e selecionou alguns dos destaques mais interessantes para os leitores da ImplantNewsPerio e PróteseNews. Confira a seguir o que algumas das grandes empresas do setor apresentaram no evento.
 
A Straumann apresentou uma série de lançamentos, entre eles o BLT 2,9 mm – o “SmallOne”, que traz uma vantagem signifi cativa em casos de limitação de osso ou espaço. Destaque também para o Pure two-piece ceramic implants, uma solução de duas peças que oferece maior facilidade de colocação do que um monótipo, além de ser mais flexível para restaurações.
 
A Neodent anunciou o lançamento de uma nova linha de implantes cerâmicos de duas peças, previsto para 2018. O produto será feito em parceria com a empresa Maxon Motor, que conta com 25 anos de experiência na manufatura com produtos cerâmicos e grande knowhow na tecnologia de injeção.
 
Comemorando um ano de fusão, a Dentsply Sirona levou mais de 50 lançamentos nas diversas linhas em que atua. Na área de implantes, destacaram-se: SmartFix Concept, uma solução para cirurgias menos invasivas; o Atlantis Custom Base, que é um sistema de restauração; o mySimplant, um serviço de planejamento para cirurgia guiada; e o OsseoSpeed Profile EV, um implante para situações específicas.
 
Juntamente com o módulo de software "Ceramill M-Gin", a Amann Girrbach lançou um sistema para pontes implantossuportadas próximas à gengiva. Com ele, será possível projetar dentes anteriores personalizados. Outras novidades também levadas pela empresa ao IDS foram: Ceramill Map400, Ceramill Zolid HT+, Ceramill Zolid FX Multilayer, Ceramill Mikro IC e o Ceramill Mikro 5X.
 
Entre as novidades da Nobel Biocare, destaca-se o Multi-unit Abutment Plus, um componente que acaba com a necessidade de utilização de parafusos durante o processo e promete uma significativa economia de tempo durante o tratamento com a técnica all-on-four. A empresa também lançou os conceitos Trefoil e On1, além do novo protocolo CAD/CAM, que promete reduzir o tempo na criação do plano de tratamento no fluxo de trabalho entre o clínico e o laboratório.
 
A parceria entre Nobel Biocare e KaVo Kerr também foi destacada durante a feira. Juntas desde 2014, as marcas criam soluções integradas. Entre elas está o novo software de diagnóstico DTX Studio, voltado para a digitalização de dados, planejamento, cirurgia e restauração. Segundo a empresa, o DTX Studio será compatível com Mac e Windows, e servirá como um hub digital para conectar as mais recentes soluções das empresas.
 
O novo scanner intraoral TRIOS 3 Wireless foi um dos destaques da 3Shape. O novo dispositivo tem como diferencial a conectividade sem fio, oferecendo maior liberdade de movimento para o profissional. Além de realizar a moldagem digital, o TRIOS 3 Wireless oferece outras funções para que o cirurgião-dentista opere o software à distância. A 3Shape também apresentou a sua nova linha E de scanners para laboratórios.
 
A Ivoclar Vivadent aproveitou o evento para destacar a Ivoclar Digital, sua nova marca voltada para oferecer produtos de alta qualidade em toda a cadeia de processo digital, desde o clínico até o profissional do laboratório. O knowhow adquirido pela empresa ao longo de muitos anos – marcado pelo sucesso do IPS e-max – foi integrado ao workflow de Odontologia digital. A empresa garante que dará ênfase à garantia de processos fáceis e compreensíveis, desde a seleção de materiais até a produção das restaurações.
 
A Vita Zahnfabrik está investindo em um novo conceito de "reabilitação oral livre de metal", na qual a cerâmica substitui também o titânio dos implantes. Durante o IDS 2017, a empresa divulgou as atividades do grupo Prosec – Progress in Science and Education with Ceramics, cujo objetivo é desenvolver pesquisas com produtos cerâmicos no âmbito da Implantodontia. O Prosec é encabeçado pelo renomado pesquisador Jörg Strub e tem colaboração de nomes como Andrea Mombelli, Gerhard Iglhaut, Florian Beuer, Wilfried Wagner e Ronald Jung.
 
Interessantes e inovadores
 
Gosta de novidade? Confira alguns dos produtos que nossa equipe encontrou nos corredores do IDS 2017.
 
DENACAM
O sistema de navegação 3D em tempo real para Implantodontia foi lançado pela empresa suíça Mininavident. Trata-se de um sistema de implantes que promete melhores resultados através de um planejamento pré-operatório do implante, seguido pela navegação 3D em tempo real em uma sessão de tratamento. Após isso, uma pequena câmera estéreo é diretamente fixada à peça de mão cirúrgica e rastreia a posição correta do implante. Na sequência, o software de navegação ajuda o implantodontista a navegar até a posição exata do implante e determinar o ângulo e profundidade corretos. Após, é gerado um protocolo para mostrar o procedimento real versus o planejado.

 

 

IMPLANTMAX

Equipado com técnica de realidade aumentada, o novo sistema de implantes dentários e cirurgias guiadas promete estabilidade e precisão aos profissionais. É um braço robótico articulado que auxilia os implantodontistas no planejamento do tratamento e, depois, o transforma em um dispositivo rígido de orientação. O ImplantMax – criação da Saturn Imaging, empresa de Taiwan – fornece solução all-in-one para implantes, junto com a flexibilidade que o cirurgião-dentista precisa para tomar qualquer decisão crítica ao longo da cirurgia.

 

 

T:LOC

Novidade em encaixe de abutment personalizado para próteses fixas e removíveis, o T:LOC permite a utilização de softwares da 3Shape e do Exocad para projetar os trabalhos. Segundo a empresa norte-americana TruAbutment, o produto facilita a obtenção da angulação desejada, inclusive, nas áreas mais desafi adoras mantém a altura vertical correta ao permitir a customização do perfil de emergência e criar o suporte de tecido ideal.

 

 


LEFT-HANDED SCISSORS

Entre 10% e 20% das pessoas são canhotas. Pensando nisso, a Schwert desenvolveu uma tesoura cirúrgica específica para canhotos. Com ela, o cirurgião-dentista poderá realizar cortes precisos e melhorar o seu trabalho diário.

 

 
TRI FRICTION ABUTMENT
O TRI Friction é uma conexão por ajuste para maior estabilidade rotacional, que traz tecnologia para implantes de nível tecidual e promete oferecer estabilidade para o abutment. A peça tem tolerância de produção de 0,006 mm e é apontada como uma garantia para o ajuste preciso dos componentes protéticos. Além disso, o TRI Friction evita o afrouxamento do parafuso, promete o fim de micromovimentos entre o implante e o pilar, e a melhoria na manipulação para que o profissional consiga realizar a manutenção do pilar em posição, mesmo sem o parafuso.

 

 

ABUTMENTS4LIFE

Adquirido recentemente pela Cendres+Métaux AS, o Abutments4Life foi uma das novidades que a empresa suíça levou ao IDS 2017. Trata-se de uma solução protética restauradora em implantes, com canais de parafuso em ângulo que respeita a morfologia natural. O conceito de abutment híbrido simples e eficiente reforça a carteira de prótese dentária de Cendres+Métaux.

 

 

EXTRACTING FORCEPS – RETRACTABLE

Utilizando o padrão inglês, o Extracting Forceps é recomendado para a extração de dentes sem necessidade de usar a força extra dos dedos. Para isso, as alças são moldadas para que uma quantidade máxima de força seja aplicada na ponta. Ao mesmo tempo, o instrumento permanece em uma posição confortável para o cirurgião-dentista. O Extracting Forceps foi desenvolvido para facilitar o acesso a áreas específicas da boca, possibilitando o alcance de todos os dentes de forma eficaz.

 

 

PROMETHEUS – LED HANDPIECE COUPLER

A Johnson Promident levou ao IDS um acoplador de mão de alta velocidade com iluminação de LED autossuficiente. O Prometheus Coupler oferece uma solução simples e econômica para um tradicional problema dos consultórios: a falta de luz na boca. A empresa norte-americana promete um produto autossuficiente, já que uma válvula semicondutora na retificação da corrente elétrica é acoplada ao instrumento. Desta forma, ela passa a ser a responsável pela emissão de luz e, com isso, fios e condutores passam a ser dispensáveis.

 

 

LOW TEMPERATURE PLASMA STERILIZER "VIOGRAPHY DTERLY"

A linha de descontaminadores Viography Dterly utiliza uma tecnologia inovadora para purificar o ar usando o sistema de esterilização de plasma. Ele age com H2O2 e, além de purificar o ar, remove partículas nanométricas, como vírus, bactérias e fungos, assim como gases e odores. O Low Temperature Plasma Sterilizer "Viography Dterly" promete 99,50% de eficiência de limpeza e é recomendado para descontaminar o ar em hospitais, salas de pacientes, salas isoladas, salas de operação e clínicas ambulatoriais.

 

  • Imprimir
  • Indique a um amigo