Publicado em: 14/08/2017 às 16h41

Tripé do conhecimento

Os editores científicos Paulo Rossetti e Antonio W. Sallum mostram como os formatos físico, digital e presencial se complementam para levar conteúdo de qualidade.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo
Você já deve ter percebido que a expressão “informação é poder” nunca fez tanto sentido como nos dias de hoje, principalmente para quem leva a Odontologia a sério.
 
Todos os dias, nossa equipe discute qual é a melhor forma de levar conhecimento de maneira consistente para implantodontistas e periodontistas. Como resultado, nossas iniciativas foram estruturadas em um tripé de formatos que, acreditamos, pode levar um profissional engajado muito mais longe em sua trajetória profissional.
 
Esse tripé é composto pelo formato físico, no qual as informações estão dispostas em livros e revistas; no formato digital, composto por vídeos, e-books e textos independentes; e no formato presencial, nos congressos e eventos, nos quais o público está em contato direto com professores e colegas.
 
Note que cada um desses formatos tem suas próprias características, favorecendo o aprendizado em algumas situações, e o estudo em outras.
 
Mas, qual é a diferença entre aprender e estudar? Como já dizia um dos maiores especialistas em desenvolvimento de inteligência do Brasil, o já falecido Prof. Pierluigi Piazzi, “na escola aprendemos, e em casa estudamos”. Segundo ele, a aula serve para entender, já a matéria (física ou impressa) serve para ser estudada.
 
Ou seja, somos aprendizes e estudantes ao mesmo tempo. Todo dia é dia de estudar e, para aprender, precisamos estar perto dos mestres do conhecimento.
 
Em cada ponta deste tripé, nosso esforço vem rendendo frutos: o IN 2017 – Latin American Osseointegration Congress está firmemente estabelecido como um dos mais importantes eventos de Implantodontia do mundo. Paralelamente, nosso acervo de conteúdos digitais está se expandindo a passos largos, com dezenas de produções simultâneas de grande qualidade. Sobre a ImplantNewsPerio, podemos dizer que é a estrela polar de nossa constelação, justamente por apontar o caminho a ser seguido em todas as nossas iniciativas, com qualidade, isenção e independência.
 
Na hora de aprender ou estudar, o importante é ter acesso ao melhor conteúdo, seja qual for o seu formato preferido: físico, digital ou presencial. Afinal, como você sabe, informação é poder.
 
 

Paulo Rossetti

Editor científico de Implantodontia da ImplantNewsPerio

Antonio W. Sallum

Editor científico de Periodontia da ImplantNewsPerio

  • Imprimir
  • Indique a um amigo