Publicado em: 23/01/2018 às 09h33

50 anos de evolução em Periodontia

O professor Antonio Wilson Sallum acompanhou o desenvolvimento da especialidade ao longo do último meio século.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo
O professor Antonio Wilson Sallum é um dos grandes nomes da Periodontia.

 

Por João de Andrade Neto


Quanto tempo leva para o desenvolvimento de uma técnica? A resposta para essa pergunta é subjetiva. Pode ser fruto da genialidade humana, mas também pode ser consequência do árduo trabalho de anos de pesquisa. O fato é que as últimas cinco décadas trouxeram avanços expressivos para a Odontologia – e a Periodontia foi uma das áreas que mais se desenvolveram.

O professor Antonio Wilson Sallum é um dos grandes nomes da especialidade e tem participado ativamente do crescimento da Periodontia ao longo de todo esse período. “Em 50 anos, essa área da Odontologia amadureceu como ciência, e a melhoria da qualidade dos estudos clínicos tem contribuído para aperfeiçoar as nossas condutas clínicas. Assistimos à produção de um fundamento científico sólido para o tratamento da doença periodontal. A especialidade é uma das que mais produz nesse sentido, buscando opções previsíveis e possibilidade de êxito das diversas formas de abordagem clínica”, revela.

Os avanços da Periodontia também impulsionaram outras áreas da Odontologia. “Os estudos sobre biofilme, diagnóstico, tecido conjuntivo, tecido ósseo, regeneração e biomateriais alavancaram o êxito de toda a Implantodontia atual. Não podemos nos esquecer que a utilização dos implantes osseointegrados é uma atividade multidisciplinar”, afirma Sallum.

O professor da Faculdade de Odontologia da Unicamp aponta outros importantes fatores de desenvolvimento da Periodontia. “O conhecimento sobre os aspectos microbiológicos e imunológicos da doença periodontal evoluiu de forma significativa. Hoje, entendemos melhor o comportamento das bactérias e sua interação com o corpo humano, ou seja, o perfil da resposta biológica de cada paciente. O diagnóstico das diversas formas de doença ficou mais preciso. Partimos de uma visão simplista da placa bacteriana para um conhecimento profundo do biofilme. Saímos de uma infecção focal para uma medicina periodontal”, destaca.

Para ele, a evolução da especialidade nesse período trouxe contribuições relevantes aos pacientes. “Tenho certeza de que o conteúdo científico desenvolvido na Periodontia nestes 50 anos de pesquisa contribuiu para a melhoria da qualidade de vida e da longevidade dos seres humanos, razão pela qual é primordial a qualquer especialidade médica e odontológica”, finaliza.
 

A CIÊNCIA EM PRIMEIRO LUGAR


A evolução da Periodontia ao longo destes 50 anos será um dos temas abordados no Simpósio Internacional de Periodontia Prof. Wilson Sallum, que acontecerá de 17 a 19 de maio, no Espaço Beira Rio, em Piracicaba (SP). O evento vai homenagear os 50 anos de vida acadêmica do professor Wilson Sallum e reunirá grandes mestres da Periodontia nacional e internacional, visando promover atualização clínica e científica. Entre os destaques do evento estão dois cursos internacionais de imersão e cinco mesas-redondas temáticas, além da exposição promocional.


Cursos internacionais de imersão

Luciana Machion Shaddox (EUA)
“Periodontite agressiva: o que aprendemos e para onde vamos?”

Anton Sculean (Suíça)
“Conceitos clínicos e novos desenvolvimentos em cirurgia periodontal reconstrutiva”


Aula magna

Antonio Wilson Sallum 
“A Periodontia dos novos tempos”


Mesas-redondas

Aspectos relacionados à etiologia/etiopatogenia, diagnóstico e tratamento da doença periodontal e peri-implantar
Ministradores: Ricardo G. Fischer, Cassiano K. Rösing, Jamil Shibli e Maurício G. Araujo
Presidente da mesa: Rui V. Oppermann

Estética e função na Implantodontia
Ministradores: Elcio Marcantonio Jr., Julio Cesar Joly, Vicente de Souza Pinto e Mario Groisman
Presidente da mesa: Euloir Passanezi

Manipulação de tecidos moles na Periodontia
Ministradores: Mauro Santamaria, Sandro Bittencourt, Giuseppe Romito e Marcio Grisi
Presidente da mesa: Valdir Gouveia Garcia

Regeneração/reconstrução periodontal e peri-implantar
Ministradores: Alessandro Januário, Marcio Casati, Wilson Sendyk e Ronaldo Barcellos de Santana
Presidente da mesa: Egbert Toledo

Avanços na pesquisa em Periodontia e Implantodontia – implicações clínicas
Ministradores: Arthur Belém Novaes Jr., Francisco Nociti, José Roberto Cortelli e Alex Nogueira Haas
Presidenta da mesa: Adriana Marcantonio

 

Para adesão e informação sobre o encontro, acesse www.sallum50.com.br ou entre em contato através do telefone (11) 2168-3400 ou WhatsApp (11) 99297-8404.

 

  • Imprimir
  • Indique a um amigo