Publicado em: 27/03/2018 às 11h37

ImplantNewsPerio apresenta o Prêmio P-I Brånemark de Incentivo à Pesquisa

Criado para estimular a produção acadêmica no campo da Reabilitação Oral, o prêmio vai distribuir R$ 52 mil aos melhores trabalhos.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo
Prêmio é uma homenagem ao “pai da Osseointegração”. (Ilustração: Lézio Júnior)


Por Adilson Fuzo


Há pouco mais de três anos, em 20 de dezembro de 2014, a Odontologia se despediu de Per-Ingvar Brånemark, um dos pesquisadores mais influentes de sua geração na ciência internacional. Sua lembrança é guardada com carinho no mundo todo, mas principalmente no Brasil, onde muitos profissionais se tornaram seus discípulos.

Além de uma descoberta revolucionária e uma obra riquíssima, o “pai da Osseointegração” também deixou como legado a sua lembrança inspiradora, capaz de mobilizar milhares de novos pesquisadores. Pensando nisso, o Conselho Científico da ImplantNewsPerio instituiu o Prêmio P-I Brånemark de Incentivo à Pesquisa, uma iniciativa com o objetivo de fomentar a pesquisa no ambiente clínico e acadêmico.

“A produção de conhecimento é a base que sustenta o desenvolvimento de qualquer atividade. Sabemos que os recursos das universidades brasileiras são escassos, mas não adianta ficar lamentando de braços cruzados”, explica Haroldo Vieira, diretor da revista ImplantNewsPerio. “Confiamos na qualidade do implantodontista e periodontista brasileiro, por isso estamos avançando mais um passo. Ao longo desses mais de 15 anos da revista, já promovemos diversas iniciativas e a criação desse prêmio está entre as mais importantes delas”, acrescenta.

Em sua edição inaugural, o Prêmio Prof. P-I Brånemark vai distribuir R$ 52 mil aos melhores trabalhos publicados na revista ao longo do biênio 2018-2019, conforme as datas previstas no regulamento. Os artigos submetidos à ImplantNewsPerio serão avaliados nas seguintes categorias: estudo laboratorial em animais; estudo laboratorial com corpos de prova; caso clínico e/ou série de casos; e estudo clínico (prospectivo ou retrospectivo). Confira o regulamento completo na página a seguir. 

O anúncio dos trabalhos vencedores acontecerá durante o Latin American Osseointegration Congress – IN 2019, durante a solenidade oficial, realizada em 26 de setembro, em São Paulo, no Anhembi. Além da premiação em dinheiro, os melhores trabalhos serão vertidos para a língua inglesa e divulgados em edição especial eletrônica da ImplantNewsPerio, direcionada à comunidade internacional. Todos os autores dos trabalhos publicados na revista, qualificados a participar do prêmio, receberão um certificado.

“Trata-se de uma iniciativa importante para divulgar e promover a Odontologia brasileira. Ao mesmo tempo, é uma homenagem justa e sincera ao Prof. Brånemark. Não é a primeira vez que a revista institui uma premiação para os pesquisadores brasileiros, mas nunca fizemos algo desse porte”, reconhece o editor-científico de Implantodontia, Paulo Rossetti. “Queremos garantir que a ImplantNewsPerio seja, cada vez mais, a grande aliada dos pesquisadores brasileiros na área de Reabilitação Oral”.

Segundo o editor-científico de Periodontia, Antonio Wilson Sallum, não só os vencedores, mas todos que participam da premiação ganharão mais visibilidade com a iniciativa. “Trata-se de uma grande oportunidade para os pesquisadores divulgarem seu trabalho diante da comunidade acadêmica. Ao mesmo tempo, é uma enorme responsabilidade, já que o prêmio leva o nome do Prof. Brånemark e será anunciado no IN 2019. Todos estarão de olho, por isso esperamos o melhor de cada pesquisador”.

Rossetti destaca o papel das instituições de ensino e pesquisa nessa iniciativa. “É importante que todas as universidades e centros de pós-formação incentivem seus docentes e alunos a produzirem bons trabalhos de pesquisa e inscrevê-los no prêmio. No final das contas, é disso que se trata essa iniciativa: uma mobilização de toda a comunidade para qualificar a nossa Odontologia”, conclui.


REGULAMENTO


1 – Apresentação

1.1 – O Prêmio P-I Brånemark de Incentivo à Pesquisa foi criado em março de 2018, com o objetivo de estimular a produção acadêmica no campo da Reabilitação Oral e reconhecer o trabalho dos pesquisadores brasileiros.

1.2 – O prêmio foi criado por iniciativa da revista ImplantNewsPerio, em parceria com os organizadores do Latin American Osseointegration Congress.

1.3 – A escolha do pesquisador sueco Prof. Dr. Per-Ingvar Brånemark para dar nome ao prêmio é uma homenagem prestada pela revista ImplantNewsPerio (ISSN 2447-7567) em reconhecimento à sua inestimável contribuição à Odontologia mundial e pelos milhões de pacientes que se beneficiaram de seu trabalho.


2 – Condições gerais

2.1 – Ao submeter seu manuscrito para publicação na revista ImplantNewsPerio, o autor automaticamente concorda com este regulamento.

2.2 – Havendo divergência em situações não previstas por este regulamento, caberá aos editores da revista ImplantNewsPerio a decisão soberana e irrecorrível para o caso.

2.3 – Em caso de dúvida, o autor responsável pode entrar em contato com a Secretaria de Redação, pelo telefone (11) 2168-3400 ou pelo e-mail secretaria@implantnewsperio.com.br.

2.4 – Serão aceitos trabalhos com até seis integrantes, sendo um autor principal e cinco coautores.

2.5 – Não há limite de trabalhos inscritos por autor responsável.


3 – Prazos

3.1 – O Prêmio P-I Brånemark de Incentivo à Pesquisa será realizado conforme o seguinte calendário:

Submissão de trabalhos De 20 de março de 2018 a 29 de março de 2019
Publicação de artigos Nas edições de 2018 e 2019 da ImplantNewsPerio
Período de avaliação De 4 de julho de 30 de agosto de 2019
Anúnico da premiação 26 de setembro de 2019, durante o IN 2019
Emissão de certificados Outubro de 2019
Republicação dos trabalhos vencedores na língua inglesa Novembro de 2019


4 – Categorias

4.1 – O Prêmio P-I Brånemark de Incentivo à Pesquisa reconhecerá os melhores trabalhos, nas seguintes categorias:

• Estudo laboratorial (em animais);

• Estudo laboratorial (corpos de prova);

• Estudo clínico (prospectivo ou retrospectivo);

• Caso clínico e/ou série de casos clínicos.


5 – Inscrições

5.1 – Os trabalhos classificados para concorrer ao Prêmio P-I Brånemark de Incentivo à Pesquisa serão selecionados entre os artigos submetidos para publicação na ImplantNewsPerio entre 20 de março de 2018 a 29 de março de 2019.

5.2 – Todos os artigos científicos submetidos para publicação na ImplantNewsPerio no período previsto no parágrafo 5.1 serão avaliados pelos editores científicos da ImplantNewsPerio para determinar se estão enquadrados ou não nas categorias do Prêmio, conforme parágrafo 4.1.

5.3 – Os trabalhos devem ser enviados para a Secretaria de Redação da revista pelo e-mail secretaria@implantnewsperio.com.br, conforme as Normas de Publicação da ImplantNewsPerio (www.implantnewsperio.com.br/normas).

5.4 – Após a submissão do manuscrito, a Secretaria de Redação entrará em contato via e-mail, no prazo de 30 dias, informando ao autor responsável se o trabalho foi aceito para participar do Prêmio P-I Brånemark de Incentivo à Pesquisa e em qual categoria foi classificado.

5.5 – Se o manuscrito submetido não se classificar ao Prêmio por algum motivo, os autores podem reapresentar o trabalho com alterações para uma nova avaliação, desde que não tenha sido publicado e esteja dentro dos prazos previstos no parágrafo 5.1.

5.6 – Além das informações relativas ao trabalho, o autor responsável deverá submeter o Termo de Cessão de Direitos Autorais e o Formulário de Conflito de Interesses, com a assinatura de todos os autores envolvidos na produção do trabalho e, quando houver imagens de pacientes, o Formulário de Consentimento do Paciente, assinado pelo próprio paciente ou responsável. Adicionalmente, é indispensável que os trabalhos de pesquisa contenham informação sobre a aceitação pelo Comitê de Ética para a realização do estudo (por exemplo, número, código etc.).


6 – Conteúdo do trabalho

6.1 – Os trabalhos enviados devem ser inéditos. Não serão aceitos trabalhos integralmente ou parcialmente apresentados em outro concurso, publicados em periódicos ou postados em redes sociais.

6.2 – Caberá à Comissão Organizadora do Prêmio P-I Brånemark de Incentivo à Pesquisa a escolha da categoria em que cada trabalho será inscrito.

6.3 – A revista ImplantNewsPerio reserva todos os direitos autorais sobre todos os trabalhos submetidos e aceitos para publicação.

6.4 – Os trabalhos que estiverem em desacordo com as Normas de Publicação da ImplantNewsPerio (www.implantnewsperio.com.br/normas) serão devolvidos aos responsáveis antes mesmo de serem submetidos ao Conselho Científico. Até que sejam considerados aptos para publicação, não estarão concorrendo ao Prêmio Prof. P-I Brånemark de Pesquisa e Produção Científica.


7 – Análise dos trabalhos

7.1 – Os trabalhos inscritos serão analisados por uma Comissão Julgadora, cujos membros serão designados pelos editores da revista ImplantNewsPerio.

7.2 – Em cada categoria serão considerados os trabalhos produzidos conforme as seguintes características:

• Estudo laboratorial (em animais): modelo split-mouth, contendo biomateriais e/ou implantes dentários;

• Estudo laboratorial (corpos de prova): testes mecânicos com documentação complementar (MEV, ISQ, espectroscopia etc.);

• Estudo clínico prospectivo ou retrospectivo (pelo menos dez pacientes com cinco anos de acompanhamento do tratamento, com documentação fotográfica e radiográfica seriada e atualizada).

• Caso clínico e/ou série de casos: inovadores, com documentação fotográfica e radiográfica seriada e atualizada. Séries de casos serão aceitas com pelo menos dez pacientes. Tanto nos casos individuais como de grupo, os estudos devem contemplar pelo menos cinco anos de acompanhamento do tratamento;


8 – Critérios de avaliação

8.1 – Nos trabalhos da categoria “Estudo laboratorial (em animais)”, a Comissão Julgadora vai atribuir pontuação aos trabalhos conforme os seguintes critérios objetivos de avaliação:

• Relevância do problema a ser estudado: de zero a cinco pontos;

• Desenho do estudo realizado: de zero a cinco pontos;

• Apresentação dos resultados: de zero a cinco pontos.

8.2 – Nos trabalhos da categoria “Estudo laboratorial (corpos de prova)”, a Comissão Julgadora vai atribuir pontuação aos trabalhos conforme os seguintes critérios objetivos de avaliação:

• Relevância do problema a ser estudado: de zero a cinco pontos;

• Desenho do estudo realizado: de zero a cinco pontos;

• Apresentação dos resultados: de zero a cinco pontos.

8.3 – Nos trabalhos da categoria “Estudo clínico prospectivo ou retrospectivo”, a Comissão Julgadora vai atribuir pontuação aos trabalhos conforme os seguintes critérios objetivos de avaliação:

• Relevância do problema a ser estudado: de zero a cinco pontos;

• Desenho do estudo realizado: de zero a cinco pontos;

• Apresentação dos resultados: de zero a cinco pontos.

8.4 – Nos trabalhos da categoria “Caso clínico e série de casos clínicos”, a Comissão Julgadora vai atribuir pontuação aos trabalhos conforme os seguintes critérios objetivos de avaliação:

• Raridade ou ineditismo do assunto: de zero a cinco pontos;

• Qualidade da documentação clínica apresentada: de zero a cinco pontos;


9 – Classificação

9.1 – A pontuação aferida pela Comissão Julgadora determinará a classificação dos trabalhos em cada uma das categorias separadamente.

9.2 – Nas situações em que houver empate nas categorias “Estudo laboratorial (em animais)”, “Estudo laboratorial (corpos de prova)” e “Estudo clínico prospectivo ou retrospectivo”, o trabalho com melhor nota em “Relevância do problema a ser estudado” levará vantagem sobre os demais. Persistindo o empate, o trabalho com melhor nota em "Desenho do estudo realizado" levará vantagem sobre os demais.

9.3 - Nas situações em que houver empate na categoria “Caso clínico e série de casos clínicos”, o trabalho com melhor nota em “Qualidade da documentação clínica apresentada” levará vantagem sobre os demais.

9.4 – Caso o empate persista entre os três primeiros classificados em qualquer categoria, mesmo depois de aplicados os critérios de desempate dos itens 9.2 e 9.3, caberá aos editores científicos da ImplantNewsPerio a decisão pelo desempate.


10 – Resultados e vencedores

10.1 – Os três trabalhos vencedores em cada categoria do Prêmio serão anunciados em solenidade oficial, realizada em 26 de setembro de 2019, no Latin American Osseointegration Congress – IN 2019, em São Paulo, no Anhembi.

10.2 – Os autores de todos os trabalhos classificados receberão um certificado pela participação no Prêmio.

10.3 – Os autores dos três melhores trabalhos em cada categoria receberão um troféu em nome do grupo de pesquisadores responsável pelo trabalho.
 

11 – Premiação

11.1 – Em cada categoria, serão premiados os três primeiros colocados, conforme os valores abaixo:

  1º colocado 2º colocado 3º colocado
Estudo laboratorial (em animais) R$ 7 mil R$ 4 mil R$ 2 mil
Estudo laboratorial (corpos de prova) R$ 7 mil R$ 4 mil R$ 2 mil
Estudo laboratorial (prospectivo ou retrospectivo) R$ 7 mil R$ 4 mil R$ 2 mil
Caso clínico e/ou série de casos clínicos R$ 7 mil R$ 4 mil R$ 2 mil

11.2 – O valor de cada premiação será pago ao autor principal de cada trabalho. Caberá a ele a responsabilidade por repassar o prêmio aos coautores de cada trabalho.

11.3 – O valor da premiação será pago em até 30 dias depois do anúncio dos trabalhos vencedores.
 

12 – Publicação e condições finais

12.1 – Todos os trabalhos submetidos e aprovados para publicação no período vigente do prêmio deverão ser publicados nas edições de 2018 e 2019 da ImplantNewsPerio.

12.2 – Caso o número de trabalhos submetidos e aceitos para publicação exceda o espaço disponível nas edições impressas da revista ImplantNewsPerio até a data da premiação (26 de setembro de 2019), eles deverão ser avaliados pela Comissão Julgadora sem nenhum prejuízo para sua classificação no Prêmio. Sua publicação acontecerá em edições posteriores da revista.

12.3 – Os 12 trabalhos premiados serão vertidos para a língua inglesa e republicados em uma edição especial da ImplantNewsPerio em formato digital, em novembro de 2019.
 

O regulamento e outras informações sobre o Prêmio estarão disponíveis em: www.implantnewsperio.com.br/premiobranemark
  • Imprimir
  • Indique a um amigo