Publicado em: 22/05/2018 às 17h18

Odontologia para transformar o mundo

Patrícia Bella Costa conta como deu um passo além do consultório para trilhar o caminho até o comando da área de Marketing da Colgate.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo
Patrícia Bella Costa vê com bons olhos a atuação de dentistas na área corporativa. (Foto: divulgação)


Por Flavius Deliberalli  

 

Dois fatos na vida de Patrícia Bella Costa, que atualmente comanda o marketing da área profissional da Colgate, marcam seu interesse pela Odontologia: a influência da bisavó Anitta Coutinho Bella, que foi cirurgiã-dentista em São Paulo na década de 1920, e do casal de ortodontistas Cortese com quem fez tratamento na adolescência.

Aos 22 anos, Patrícia concluiu a graduação na Universidade Cidade São Paulo (Unicid) e iniciou sua jornada dividindo consultório com um colega. Porém, sentia que ainda não havia encontrado seu lugar, e passou a buscar novas oportunidades. Dois anos mais tarde, em 1994, ingressou na área corporativa.

Na edição daquele ano do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (Ciosp), ela foi convidada temporariamente para realizar o atendimento aos dentistas no estande da Mosaner Dental Supply. “Gostei muito da experiência e depois do evento tive a felicidade de continuar trabalhando como consultora técnica na empresa”, revela.

Pouco depois, como distribuidora de produtos de Odontologia, passou a ter mais contato com o ambiente comercial, além de ampliar o relacionamento com clientes e fabricantes. “Descobri que gostava de fazer negócios e aprendi a me relacionar com as pessoas”, ressalta a executiva.

Por volta de 1997, Patrícia atuou como gerente de atendimento ao profissional e ombudswoman na Dental Gaúcho, seguida pela experiência na Degussa, liderando o lançamento do implante Ankylos no Brasil. A pós-graduação em Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) foi uma consequência natural de sua evolução profissional. “Fui uma das primeiras dentistas a fazer esse curso”, aponta ela.

Logo após a Degussa ser incorporada pela Dentsply, a executiva foi para a Straumann e poucos meses depois, ainda em 2005, iniciou sua trajetória na Colgate como gerente de assuntos científicos. 

 

MUDANÇA DE ARES E DE FOCO

Na Colgate, Patrícia migrou das costumeiras relações com empresas e dentistas para as relações com o mercado consumidor, entidades e órgãos governamentais. “Passei a ter contato com ações que tinham impacto na transformação da vida das pessoas. À medida que fui crescendo em responsabilidade e em reconhecimento, aumentava a necessidade de aprender mais sobre liderança e gestão de pessoas”, comenta.

A única maneira de encarar esse novo desafio foi com dedicação e investimento no aprimoramento profissional. Após fazer diversos cursos no Brasil e no exterior, e exercer inúmeras funções, inclusive na Colgate da Itália, as atribuições de Patrícia passaram a englobar a diretoria de marketing nas operações de relações profissionais e de educação para a saúde na região Cone Sul, que engloba Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. De acordo com ela, esses cinco países representam 20% da recomendação dos dentistas em todo o mundo e manter a liderança da empresa nessa região é uma de suas missões.

A executiva vê com bons olhos a atuação de dentistas na área corporativa, desde que estejam abertos a aprender e a agregar conhecimento. “Devemos procurar nos enriquecer com todas as oportunidades que a posição que ocupamos pode proporcionar, para sair uma pessoa transformada em cada etapa da vida”, diz.

Um capítulo à parte em seu escopo de trabalho, e que contempla o desejo de colaborar de maneira mais ampla com a sociedade, é o programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, que consiste na educação para a saúde bucal e higiene das mãos de crianças de seis a dez anos, com a doação de kits contendo sabonete, escova e creme dental. Ao longo de 25 anos de existência do programa, cerca de 930 milhões de crianças de 200 países foram beneficiadas.

 

  • Imprimir
  • Indique a um amigo