Publicado em: 06/08/2018 às 09h15

Um tributo ao mestre Wilson Sallum

Os 50 anos de trajetória acadêmica do professor foram comemorados com um evento científico que reuniu 300 participantes.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo
Antonio Wilson Sallum tem mais de 50 anos de dedicação à carreira clínica e acadêmica.


Por Flavius Deliberalli


É em Piracicaba, no interior paulista, que está localizada a Faculdade de Odontologia da Unicamp (FOP/Unicamp), cuja história se mistura à trajetória profissional de Antonio Wilson Sallum – afinal, são mais de 50 anos de dedicação à carreira clínica e acadêmica. Não à toa, a cidade foi palco do Simpósio Internacional de Periodontia Prof. Wilson Sallum, realizado de 17 a 19 de maio. Marcado por um clima de confraternização e muita emoção, o evento foi planejado para comemorar a brilhante carreira de Sallum e contou com a presença de professores consagrados, responsáveis pela discussão em alto nível de importantes temas da Reabilitação Oral.

Promovido pela revista ImplantNewsPerio e realizado pela VM Comunicação, o encontro recebeu mais de 300 profissionais de Odontologia de 22 estados brasileiros. Além do corpo docente responsável pela programação científica, muitos ex-alunos e diversas autoridades nacionais e locais foram prestigiar o professor homenageado.

O encontro recebeu mais de 300 profissionais de Odontologia de 22 estados brasileiros.


A programação do evento teve como destaque dois cursos internacionais de imersão. O primeiro deles foi ministrado pela brasileira radicada nos Estados Unidos, Luciana Machion Shaddox, e teve como foco a periodontite agressiva e seus estudos realizados na Universidade da Flórida.

No encerramento, os participantes puderam acompanhar a aula do suíço Anton Sculean, diretor executivo da Faculdade de Odontologia da Universidade de Berna. Ele falou sobre os conceitos clínicos e novos desenvolvimentos em cirurgia periodontal reconstrutiva.

Além das presenças internacionais, o evento também contou com um ciclo de cinco mesas-redondas com os professores brasileiros Ricardo G. Fischer, Cassiano K. Rösing, Jamil Shibli, Maurício G. Araujo, Rui V. Oppermann, Elcio Marcantonio Jr., Julio C. Joly, Vicente de Souza Pinto, Mario Groisman, Euloir Passanezi, Mauro Santamaria, Sandro Bitt encourt, Giuseppe Romito, Marcio Grisi, Valdir Gouveia Garcia, Alessandro Januário, Marcio Casati, Wilson Sendyk, Ronaldo Barcellos de Santana, Egbert Toledo, Arthur Belém Novaes Jr., Francisco Nociti, José Roberto Cortelli, Alex Nogueira Haas e Adriana Marcantonio.

“Estar ao lado de amigos é sempre muito bom, mas este encontro foi especial. Tenho certeza de que as discussões e as aulas apresentadas enriqueceram os conhecimentos de cada um dos participantes”, afirmou Sallum, que ministrou uma aula magna no último dia do encontro.

 

  • Imprimir
  • Indique a um amigo