Publicado em: 28/11/2018 às 08h21

Associação Europeia de Osteointegração e os pontos-chave para a prática clínica

Relatório com o consenso da conferência da EAO aponta as diretrizes relacionadas a fármacos e doenças, parâmetros biológicos, reconstruções e aspectos biomecânicos.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo


Colaboração: Arthur Belém Novaes Jr.
Professor titular de Periodontia da Forp/Usp e embaixador da EAO para o Brasil.


A Associação Europeia de Osteointegração (EAO), a principal instituição da Europa em Implantodontia, realiza uma conferência de consenso a cada três anos, durante a qual especialistas debatem áreas fundamentais da prática dentária e chegam a uma concordância.

Estas conferências são totalmente financiadas pela EAO, no sentido de assegurar que os resultados da investigação estejam livres de quaisquer influências comerciais. No total, 60 cientistas de destaque do mundo todo participaram da conferência de 2018, realizada em fevereiro na Suíça, e debateram os seguintes temas: Fármacos e doenças; Parâmetros biológicos; Reconstruções; e Aspectos biomecânicos.

Foi convidado um grupo de cientistas já envolvidos na preparação de relatórios nos congressos anuais da EAO, para participar como observadores nas sessões de trabalho e resumir os debates. Dessa forma, os resumos foram compilados no documento “Pontos-chave para a prática clínica”, que foi preparado por Lino Esteve, Alberto Salgado, Guillem Esteve, Luis Miguel Sánchez e Javier Amigó em nome da EAO.

Esse material foi elaborado para partilhar informação de forma fácil e acessível com todos os clínicos na área de Odontologia e como complemento dos procedimentos oficiais da quinta edição da conferência de consenso da associação. Para ler o documento completo, acesse https://goo.gl/zVsLSv.
 

Brasil marcará presença no EAO 2019

O Brasil contará com uma comitiva de professores no EAO 2019 - European Association For Osseointegration. O tradicional congresso anual europeu será realizado em setembro de 2019, na cidade de Lisboa, em Portugal, e terá a participação de um grupo significativo de profissionais brasileiros.

Sob o tema "Ponte para o futuro", o congresso terá sessões dinâmicas e interativas, sempre com foco na prática clínica. O EAO 2019 vai promover o debate de novos recursos no dia a dia da Reabilitação Oral, com um especial olhar para o futuro.

O Brasil levará sete ministradores ao encontro: Arthur Belém Novaes Jr., Mario Groisman, Jamil Shibli, Marcelo Calamita, Diego Zimmermann, Gustavo Giordani e José Carlos Rosa. Além de ministrar um dos cursos, o professor brasileiro Arthur Belém Novaes Jr. participa da comissão organizadora do congresso e vê uma oportunidade única para a divulgação da Odontologia brasileira.

"Esta é a primeira vez na história que teremos sete ministradores brasileiros no EAO, incluindo a seção 'Brazil & Friends'. Além disso, o Brasil é oficialmente o país homenageado no evento. Com a facilidade da língua e o número de ministradores, estaremos em uma vitrine para o mundo. Será um divisor de águas, uma oportunidade dos brasileiros mostrarem a qualidade da Implantodontia, Periodontia e da Prótese Dentária do nosso país", disse Arthur Belém Novaes Jr.
 

Para mais informações sobre a EAO e os seus projetos, visite www.eao.org.
  • Imprimir
  • Indique a um amigo