Publicado em: 29/01/2019 às 08h15

GRAM 2019: estreia em grande estilo

Primeira edição do encontro acontecerá em maio e vai discutir técnicas cirúrgicas de ancoragem óssea.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

Por Flavius Deliberalli


A comissão organizadora do I Congresso Internacional de Reabilitação de Maxilares Edêntulos – GRAM 2019 divulgou informações sobre a programação científica completa. Professores com vasta experiência em diversos campos da Implantodontia estão confirmados para o encontro e compartilharão informações de alta relevância com os participantes, sejam adeptos das vertentes mais tradicionais ou das técnicas sem enxerto. “Os altos índices de sucesso obtidos com as técnicas de ancoragem sem enxertos ósseos têm reacendido o interesse dos clínicos ao redor do mundo sobre esta modalidade reabilitadora”, aponta Abílio Coppedê, presidente do GRAM 2019.

O módulo sobre reabilitação do edentulismo total contará com aulas de Maurício Motta, Guilherme Cabral, Daniel Morita e Rosenvaldo Moreira. Entre os tópicos em discussão estarão a perspectiva histórica da reabilitação do edentulismo total, o uso de novas ferramentas e tecnologias para reabilitações totais, e a previsibilidade na confecção de protocolo cerâmico.

O panorama sobre os 20 anos da técnica all-on-four será o tema do módulo que terá a participação de Miguel Guimarães (Portugal), Salomão Ostetto, Abílio Coppedê, Thiago de Mayo, Alexandre Carvalho e Cassius Farina. Eles vão debater, entre outros aspectos, o sucesso da técnica, o approach palatino e a alta estabilidade primária.

Já Ricardo Smidt, Marcos Naconecy, Sormani Queiroz, Ricardo Scotton e Carlo Trivoli estarão reunidos no módulo sobre os desafios e as novas perspectivas relacionadas às técnicas reabilitadoras para arcadas edêntulas. As discussões vão abranger o conceito four-on-pillars e os implantes em mandíbula atrófica, além do sorriso gengival e osteotomias.

O último módulo do encontro vai analisar os implantes zigomáticos. Jan Peter Ilg, André Sakima Serrano, Gustavo Petrilli, Vanderlim Camargo e Marcelo Zamperlini apresentarão uma perspectiva histórica das fixações zigomáticas e discutirão pontos importantes, como a evolução das técnicas cirúrgicas para maxilas atróficas, o sucesso clínico das fixações zigomáticas e os implantes transnasais.

Organizado pela VMCom em parceria com um grupo de professores que integram o GRAM – International Group of Graftless Rehabilitation of Atrophic Maxillae, o encontro acontecerá nos dias 16 e 17 de maio de 2019, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

 

Mais informações sobre o GRAM 2019 podem ser obtidas através do site www.congressogram.com.br, pelo telefone (11) 2168-3400, WhatsApp (11) 97113-2561 ou e-mail eventos@vmcom.com.br.
  • Imprimir
  • Indique a um amigo