Publicado em: 29/04/2019 às 12h32

Linha Ideale: um passo à frente na inovação

Com o lançamento, a Implacil De Bortoli uniu em uma mesma solução a possibilidade de escolher pilares retos ou angulados para coroas cimentadas ou parafusadas.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

Linha Ideale

Rapidez e excelência são palavras que têm andado de mãos dadas na Odontologia moderna. Nesse sentido, a Implacil De Bortoli propôs uma solução que concilia ótimos resultados, agilidade e simplicidade de uso. Trata-se da Linha Ideale, composta por componentes protéticos para cone-morse e que oferece ao profissional a liberdade de escolha no tipo de retenção protética que será utilizada, ou seja, parafusada ou cimentada e usando o mesmo pilar.

As inovações não param por aí. A nova linha apresenta a particularidade de confeccionar próteses unitárias parafusadas sobre um pilar angulado, o que resulta em maior versatilidade no planejamento cirúrgico para implantes imediatos e no posicionamento 3D.

Pesando também no aspecto biológico e estético, os componentes possuem superfície anodizada na cor dourada, o que garante ao menos dois benefícios: melhora na fixação dos tecidos moles e excelente mimetização nos tecidos gengivais, principalmente os delgados.

A seguir, saiba em detalhes por que essa solução é uma boa escolha para o seu consultório.

Nilton De Bortoli Jr.
Diretor científico da Implacil De Bortoli


Um passo à frente na inovação

Com o lançamento da Linha Ideale, a Implacil De Bortoli uniu em uma mesma solução a possibilidade de escolher pilares retos ou angulados para coroas cimentadas ou parafusadas.


Na Implacil De Bortoli, o desenvolvimento não para: o mais novo lançamento é a Linha Ideale. Indicada para uso em implantes cone-morse, ela é composta por quatro tamanhos de pilares (retos, angulados, com diâmetros e alturas diferentes) que apresentam grande versatilidade protética, pois podem ser trabalhados em coroas cimentadas ou parafusadas no mesmo abutment.

Segundo Mario Sergio De Bortoli, mestre em Prótese Dentária, os estudos científicos têm sugerido que as reabilitações protéticas, principalmente nos casos de cargas imediatas, sejam parafusadas para evitar o uso de cimento. No mercado, é praticamente inexistente a opção de parafusar os pilares angulados para próteses unitárias. “A partir desse ponto, a Implacil De Bortoli desenvolveu a Linha Ideale para implantes cone-morse, pois, após os excelentes resultados da Linha Smart, alcançou o know-how para parafusar e cimentar a prótese em pilares retos e angulados, tanto curtos quanto de largo diâmetro. Essa conquista interfere de forma positiva no planejamento cirúrgico-protético, fornecendo ao profissional maior flexibilidade de escolha”, explica.

Sua configuração geométrica permite reabilitações unitárias sobre implantes cone-morse em qualquer região da boca, com componentes de dois diâmetros (3,5 mm e 4,5 mm), duas alturas da área útil (4 mm e 6 mm) e alturas de cinta de 0,8 mm a 5,5 mm. Já o parafusamento ocorre em pilares angulados de 17º ou 30º. “Entre as muitas vantagens, essa nova linha tem a opção de cimentar coroas com uma ótima retenção, resultado do pequeno grau de conicidade do pilar”, acrescenta Paulo Cesar da Cruz, especialista em Implantodontia.

Outro destaque são os componentes produzidos na coloração dourada, que confere uma estética muito superior se comparada ao cinza do titânio. Também, além das coifas calcináveis, esse sistema possui coifa de titânio para a confecção de provisórios parafusados mais resistentes e coifa para fundição única, que pode ser utilizada para prótese cimentada ou parafusada. Vale ressaltar ainda a presença do transferente plástico em quatro tamanhos e os respectivos análogos dos pilares.

Os pilares protéticos possuem paredes mais paralelas para o profissional cimentar as próteses com segurança, mesmo quando utilizar os pilares de 3,3 mm de diâmetro por 4 mm de altura. Esse paralelismo dá maior estabilidade para as coroas protéticas parafusadas, protegendo o parafuso de fixação da prótese. “Como os componentes permitem confeccionar próteses unitárias parafusadas sobre pilar angulado, é possível um planejamento cirúrgico mais versátil para carga imediata no posicionamento 3D do implante durante sua instalação. Nosso objetivo é simplificar o trabalho do clínico e proporcionar melhor estética nas próteses unitárias sobre implantes”, esclarece Luiz Fernando Martins André, mestre em Implantodontia, especialista em Prótese Dentária e um dos idealizadores da Linha Ideale.


 

Antonio Abrunedo
Illanes
Luiz Fernando
Martins André
Mario Sergio
De Bortoli
Paulo
Cruz


INDICAÇÕES E CARACTERÍSTICAS DE USO

Para Antonio Abrunedo Illanes, especialista em Implantodontia, o clínico tem à disposição uma linha bastante variada que permite excelente resolução protética unitária para os implantes cone-morse em qualquer região da boca, além das dimensões reduzidas requisitadas para áreas estéticas. Já os componentes de maior diâmetro podem ser utilizados em regiões posteriores. “A Linha Ideale se destaca principalmente em três situações: nas restaurações protéticas localizadas em espaço interoclusal reduzido, utilizando abutment de 4 mm de altura e prótese cimentada, pois a excelente retenção do componente impede a soltura da coroa; na utilização de componentes angulados para prótese parafusadas; e nas coifas em titânio para confecção de próteses temporárias”, justifica.

De forma geral, sua principal indicação é para coroas unitárias, sobretudo em áreas estéticas, onde o resultado será otimizado pela cor dourada do pilar, que evita o efeito de mucosa escurecida (acinzentada) sob o tecido gengival, em especial em biotipo gengival fino. Aliado a todos esses pontos positivos, Paulo Cruz adiciona a melhor aderência dos tecidos moles, pelo fato do pilar receber tratamento de anodização.

Luiz Fernando Martins André relata o fato de parafusar a prótese unitária em implantes com posicionamento apical mais profundo ser extremamente mais seguro e muito menos agressivo aos tecidos, quando comparado às próteses cimentadas – nas quais a remoção do cimento subgengival pode se tornar muito difícil.

Na opinião de Antonio Ilanes, os produtos da Linha Ideale conferem versatilidade ao sistema cone-morse em reabilitações unitárias, aliando as já conhecidas vantagens desse implante, especialmente no aspecto biológico e estético, a uma variedade única de componentes de prótese, ampliando sobremaneira as possibilidades de reabilitações bem-sucedidas, mesmo nas situações mais críticas.

No aspecto clínico, a nova linha apresenta facilidade, simplicidade e rapidez no dia a dia, com resultados surpreendentes em relação à manutenção da gengiva e da estética. Para chegar a esse resultado, o processo de desenvolvimento do produto foi longo: “Levamos um ano para concluir a linha. Durante seis meses, a empresa realizou ensaios de fadiga e de microgap para garantir a eficácia e segurança dos produtos. Depois foram mais seis meses para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizar a comercialização”, afirma Mario Sergio De Bortoli.

A Linha Ideale é mais uma solução da Implacil De Bortoli para ajudar nas diversas variáveis que a Implantodontia apresenta na rotina dos clínicos. A novidade veio para facilitar a vida de quem trabalha principalmente na área de prótese sobre implante. “Ter uma linha completa – com munhões de altura e diâmetros diferentes, retos e angulados – e a possibilidade de escolher entre parafusar e cimentar é um sonho que se tornou realidade”, conclui Mario Sergio De Bortoli.

 

 

 

  • Imprimir
  • Indique a um amigo