Publicado em: 31/05/2019 às 20h51

Novo enxerto ósseo

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

Prepare-se para quebrar todos os seus conceitos a respeito de enxerto ósseo. Esqueça os arcabouços com baixa atividade biológica. Venha se encantar pelo ActiveBone®, o primeiro vidro bioativo 100% nacional com registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Diferentemente dos outros biomateriais cerâmicos, os vidros bioativos apresentam capacidade de osteocondução e osteoindução, e propiciam a angiogênese, promovendo um ambiente que inibe o crescimento bacteriano através do aumento do pH da superfície dos seus grânulos.

Quando implantados, os vidros bioativos entram em contato com os fluidos teciduais e produzem uma troca de íons, formando uma camada de gel rica em sílica na sua superfície. Essa camada acelular, de hidroxiapatita carbonatada (HAC), é biologicamente ativa e gera uma interface de união com o osso. A fase formada de HAC possui semelhança química e estrutural à fase mineral do osso biológico em osteogênese, sendo, portanto, reconhecida como algo natural e não sintético. Os osteoblastos a reconhecem como uma superfície sobre a qual podem depositar colágeno e mucopolissacarídeos, desencadeando um efeito em rede, com a incorporação de fibras colágenas à camada de sílica gel. A mineralização ocorre dentro da camada de gel de maneira ectópica, produzindo cristais que fazem uma ponte entre a superfície do enxerto e o osso maduro.

O ActiveBone® está disponível em duas faixas granulométricas para atender às várias necessidades dos procedimentos cirúrgicos. A faixa granulométrica pequena é utilizada principalmente na cirurgia odontológica e craniomaxilofacial. Já a faixa grande é utilizada nas cirurgias ortopédicas e de traumas.

O ActiveBone® pode ser usado diretamente sobre o defeito ósseo ou misturado previamente com sangue, soro ou PRF (plaqueta rica em fibrina), sendo de fácil aplicação e sem alterar as técnicas cirúrgicas já comumente praticadas.
 

ActiveBone® preparado com soro, sangue e PRF.

 

  • Imprimir
  • Indique a um amigo