Publicado em: 12/08/2019 às 07h05

Reabilitações suportadas por implantes em arcada completa: estudo prospectivo comparando infraestruturas de zircônia e monolítica

Leituras essenciais: Paulo Rossetti e Rafaela Videira fizeram uma seleção de artigos científicos de destaque publicados em periódicos de circulação internacional.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo
Seleção de artigos científicos de destaque publicados em periódicos de circulação internacional. Paulo Rossetti (editor científico da revista) e Rafaela Videira (doutoranda em Clínica Odontológica/Periodontia – FOP/Unicamp) fizeram uma leitura crítica e comentada como proposta para ampliar nossos conhecimentos.

 

Reabilitações suportadas por implantes em arcada completa: estudo prospectivo comparando infraestruturas de zircônia e monolítica

Caramês J, Marques D, Barbosa JM, Moreira A, Crispim P, Chen A. Full-arch implant supported rehabilitations: a prospective study comparing porcelain-veneered zirconia  ameworks to monolithic zirconia. Clinical Oral Implants Res 2019;30:68-78.

Por que é interessante: avalia o desempenho das infraestruturas de zircônia extensas na maxila (com recobrimento somente na região estética versus monolítico).

Desenho experimental: estudo prospectivo com 150 pacientes (sendo 83 restaurações com recobrimento e 110 monolíticas), em dois anos de acompanhamento. O método de Kaplan-Meier foi adotado, assim como os testes de Log-rank e de Wilcoxon, que foram utilizados para analisar diferenças na sobrevida e função bem-sucedida nos dois grupos.

Os achados: as taxas de fratura, lascamento significativo, lascamento pequeno ou qualquer outro tipo de falha não foram significativamente diferentes entre as modalidades, com a taxa de sobrevivência das peças ficando acima dos 97%. Peças monolíticas apresentaram resultados ligeiramente melhores.

Conclusão: a zircônia é adequada para ser usada como infraestrutura, entretanto, é necessário colher resultados de cinco anos com este tipo de material.

Veja o artigo original em: bit.ly/2YotbDj

  • Imprimir
  • Indique a um amigo