Publicado em: 12/08/2019 às 07h20

Neodent protagoniza festa da ciência em Curitiba

Ao longo dos três dias, professores brasileiros e estrangeiros debateram a evolução da Implantodontia no Brasil e no mundo.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo
Geninho Thomé durante a apresentação sobre os avanços dos implantes dentários. (Fotos: Marcelo Elias)


O 5o Neodent Congress foi consagrado como a maior e mais impactante edição já realizada desse evento, que aconteceu de 6 a 8 de junho e reuniu mais de dois mil participantes de 27 países na Expo Unimed, em Curitiba (PR).

Os três dias do encontro foram dedicados a debates sobre os desafios e inovações da Odontologia, sobretudo na Implantodontia e Ortodontia. Para isso, a programação contou com 102 palestrantes e 126 cursos – tudo coordenado por um sólido comitê científico que escolheu profissionais renomados para abordar cada tema, dentre eles os estrangeiros Florin Cofar (Romênia), Caesar Butura (Estados Unidos), Bilal Al-Nawas (Alemanha), Daniel F. Galindo (Estados Unidos), Gary Finelle (França), Massimo Frosecchi (Itália), Joe Bhat (Inglaterra) e Dan Holtzclaw (Estados Unidos). O corpo docente brasileiro foi formado por nomes como Geninho Thomé, Christian Coachman, Ivete Sartori, Carlos Araújo, Cícero Dinato, Sergio Bernardes, Ronaldo Silva, Elcio Marcantonio Jr., Carlos Eduardo Francischone, entre outros.

O assunto mais debatido foi a evolução da Implantodontia, seja nas novas soluções em implantes, nos materiais usados em procedimentos reabilitadores ou nas tecnologias que proporcionam maior agilidade e precisão ao tratamento.

Durante a palestra “Alinhando tecnologia à prática clínica com evidências científicas”, o presidente científico e fundador da Neodent, Geninho Thomé, destacou o avanço nos implantes dentários, citando a linha recém-lançada pela empresa. “O sistema Grand Morse une confiabilidade, estabilidade, facilidade e estética para casos unitários ou múltiplos, e é resultado de anos de experiência, testes e tecnologia de ponta”, afirma. O sistema de implantes Grand Morse também foi destaque de outras apresentações de conferencistas internacionais, que trouxeram estudos clínicos e comprovaram o resultado do produto e a aceitação na Europa e nos Estados Unidos.

Matthias Schupp destacou a nova realidade oferecida pela digitalização dos processos.


Outro assunto presente em diversas aulas foi a Odontologia Digital. “Enquanto no passado o paciente precisava ir ao consultório diversas vezes para colocar um implante dentário, hoje, em uma única visita, é possível fazer escaneamento intraoral para avaliar o caso, definir o tratamento a partir do fluxo digital e instalar o implante. Ou seja, no mesmo dia o paciente sai do consultório com o novo sorriso”, explica Matthias Schupp, CEO da Neodent, que considera esse espaço para debates como essencial para o desenvolvimento do setor.

Os participantes do congresso ainda puderam conhecer mais sobre o uso e a aplicabilidade dos alinhadores ortodônticos transparentes, que possuem um elevado potencial de crescimento no Brasil. Durante o evento, alguns professores mostraram casos clínicos com a ClearCorrect, marca norte-americana trazida para o País pela Straumann, cujos alinhadores são feitos a partir de uma mistura de poliuretano e oferecem resultados mais rápidos do que os aparelhos convencionais.

Além de ouvir experiências desafiadoras e inovadoras, ao longo dos três dias de evento, os congressistas também puderam testar novos produtos e soluções em estandes e sessões de hands-on. “Essa é uma oportunidade para os profissionais conhecerem e se atualizarem sobre as técnicas mais avançadas e eficientes utilizadas mundo afora com nomes que são referência no setor. A troca de conhecimento clínico adquirido por especialistas que atuam em diferentes mercados, incluindo países da América Latina, Europa, África e Ásia, é o maior ganho que podemos proporcionar. Temos muito orgulho de oferecer essa troca de conhecimento entre profissionais. Se os participantes saíram daqui mais inspirados do que entraram, e duvido que isso não tenha acontecido, nossa missão foi cumprida”, finaliza Schupp.

O evento reuniu mais de dois mil participantes de 27 países.
  • Imprimir
  • Indique a um amigo