Publicado em: 12/08/2019 às 08h02

P-I Brånemark Institute: três motivos para a renovação

O instituto comemora o novo momento em sua gestão e atuação, graças aos esforços de associados.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

Hoje, o P-I Brånemark Institute Bauru (PIBI) vive um novo momento em sua gestão e atuação. Abaixo, listamos os responsáveis por contribuir para que isso se tornasse realidade:

1. Graças aos esforços de associados (já somos quase 100 do Brasil e de outros países da América Latina), membros da diretoria e empresas parceiras, o P-I Brånemark Institute Bauru reiniciou suas atividades no Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru no último mês de junho (Figuras 1). Aqui cabe um agradecimento especial ao corpo diretivo deste hospital, inaugurado em junho de 1928 e que é referência no atendimento médico de Bauru e região, e ao atual presidente da diretoria executiva Mauro Joaquim Monteiro. Nada disso teria sido possível sem a insistência do diretor da Benemed (empresa administradora da Associação Beneficência Portuguesa de Bauru), o médico oftalmologista Raul Gonçalves Paula. Um ser humano fantástico que compreendeu a necessidade e a importância da manutenção do P-I Brånemark Institute no município de Bauru, não permitindo que quase dois mil pacientes já totalmente reabilitados ao longo dos 12 anos de funcionamento ficassem desassistidos (Figura 2).

Figuras 1 – A e B. Fachada frontal e lateral do Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru, com a logomarca do PIBI já instalada. C. Sala de atendimento do PIBI, localizada no segundo andar da ala Medical Center, devidamente adaptada para receber um consultório odontológico. D e E. No centro cirúrgico do Hospital Beneficência Portuguesa, uma das salas foi especialmente destinada ao uso compartilhado com o PIBI. Cabe ressaltar o maior controle nos procedimentos mais invasivos (enxertos, cirurgia ortognática e cirurgias para instalação de implantes extraorais), com a retaguarda de um grande hospital equipado com unidades de terapia intensiva (UTI) e profissionais da área médica.

 

Figura 2 – Reunião com os médicos participantes da diretoria da Benemed, sacramentando a parceria entre o Hospital Beneficência Portuguesa de Bauru e o PIBI. Todo equipamento hospitalar do PIBI foi transferido para o Hospital Beneficência Portuguesa. Da direita para esquerda: Riandro S. Reksodihardjo, Carlos Miyahara, Raul Gonçalves Paula, Mauricio Cardoso (atual diretor do PIBI), Francisco Amêndola e Thiago Mortari Gonçalves Paula.

 

2. Gratidão às empresas Neodent/Straumann e Uningá que forneceram recursos financeiros para a reforma e adequação do prédio anexo da APCD-Bauru (Figuras 3), unidade física destinada à realização dos cursos, capitaneados pela Tania Able e pelo membro da diretoria Renato Victor de Oliveira, respectivamente. Com inauguração próxima, esta nova sede será de fundamental importância para a continuação da obra social idealizada pelo Prof. P-I Brånemark, em fornecer uma reabilitação que melhore a qualidade de vida dos pacientes menos favorecidos. O empenho em apoiar financeiramente esta fase de transição foi de fundamental importância para a sobrevivência do instituto. Às empresas patrocinadoras OBL/Zimmer Biomet, Quint Editora, Geistlich e ID-Logical, o nosso “muito obrigado”.

Figuras 3 – A. Fachada do prédio da APCD-Bauru que, por meio de convênio, permitiu que o imóvel fosse totalmente reformado pelas empresas Neodent/Straumann e Uningá. Ele foi equipado para o desenvolvimento dos cursos de pós-graduação, importante fonte de recursos para o custeio das atividades do PIBI. B. Clínica odontológica totalmente equipada para a realização de cursos de pós-graduação. C. Anfiteatro com capacidade para 36 lugares.

 

3. À empresa VMCom, um agradecimento especial ao diretor executivo Haroldo Vieira (Figura 4), por nos proporcionar um espaço dentro do maior congresso de osseointegração do mundo, o IN 2019, para apresentar o trabalho que o PIBI desenvolve tanto na unidade hospitalar (Hospital Beneficência Portuguesa) quanto na unidade destinada aos cursos de pós-graduação (unidade PI Brånemark School, em parceria com a APCD-Bauru).

Figura 4 – Mauricio Cardoso e Haroldo Vieira, ao lado da imagem do grande idealizador Prof. Brånemark.

 

  • Imprimir
  • Indique a um amigo