Publicado em: 12/08/2019 às 08h30

Implacil Experience: uma jornada transformadora

Implacil De Bortoli apresentou um encontro durante o IN 2019 para mostrar as suas novidades exclusivas para cirurgia e prótese sobre implantes.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

Implacil Experience

Colocar especialistas em contato direto com as inovações do setor estáno DNA da Implacil De Bortoli, reconhecida no mercado pela liderança em tecnologia e pelas soluções de alta qualidade.

Aproveitamos o IN 2019 – considerado o maior encontro de Implantodontia da América Latina – para promover o Implacil Experience, no qual apresentamos novidades exclusivas para cirurgia e prótese sobre implantes.

Um evento plural, globalizado e que reúne o que há de melhor da nossa profissão é o palco perfeito para lançar produtos revolucionários como o implante Maestro, que tem o diferencial das câmaras de cicatrização incorporadas em sua macrogeometria, o que proporciona menor tempo de osseointegração e consequente melhora da qualidade do tecido ósseo neoformado.

Também destacamos a linha de componentes protéticos Ideale: a única que pode ser cimentada ou parafusada. Ela ainda possui coifas de titânio para provisório, coifas plásticas para fundição e tratamento anodizado na cor dourada de superfície lisa, que permite maior aderência dos tecidos moles e melhor resultado estético.

A história de sucesso da Implacil De Bortoli teve início com a visão empreendedora e o trabalho incansável do Dr. Nilton De Bortoli. Por isso, o Implacil Experience trouxe uma apresentação especial para contar a trajetória desse pioneiro – que está detalhada no livro biográfico Meu nome é implante.


Nilton De Bortoli Jr.
Diretor científico da Implacil De Bortoli



Uma experiência transformadora

Criar caminhos e estratégias diferentes dos habituais para alcançar um objetivo, ou seja, inovar. Esse é um dos lemas que move a Implacil De Bortoli. E o ano de 2019 foi especialmente frutífero para a empresa. Prova disso é a iniciativa de apresentar o Implacil Experience, um encontro que foi realizado durante o IN 2019 para mostrar as novidades. A seguir, conheça os destaques que foram apresentados no Auditório Celso Furtado, reunindo mais de mil congressistas.

 

Implante maestro

Conforme foi recentemente comprovado e descrito na literatura mundial, as câmaras de cicatrização aceleram e melhoram a osseointegração dos implantes. Acompanhando essa análise da literatura, o implante Maestro, desenvolvido pela Implacil De Bortoli, traz as câmaras de cicatrização incorporadas na sua macrogeometria (desenho).

Segundo Sergio Gehrke, doutor em Biologia Celular e Molecular, essa característica oferece como principal benefício a baixa compressão do tecido ósseo após a inserção do implante, sem diminuir a estabilidade inicial. “Resumindo, o Maestro consegue reduzir o tempo de espera para a osseointegração e ainda melhora a qualidade do tecido ósseo neoformado”, sintetiza.

Marcio Zaffalon Casati, doutor em Clínica Odontológica, lembra que, diferentemente das opções disponíveis no mercado, o Maestro possui nova geometria, com canais transversais às roscas presentes no corpo do implante. “Com esse desenho inédito, a inserção do implante promove menor pressão ao tecido ósseo e favorece o processo cicatricial. Esta geometria potencializa o estabelecimento de câmaras de cicatrização, propiciando melhor organização tecidual inicial e osteogênese por contato, tornando o processo de osseointegração mais rápido”, esclarece.

O professor e pesquisador italiano Adriano Piattelli, da Universidade degli Studi G. d’Annunzio Chieti e Pescara, realizou pesquisas com os implantes da Implacil De Bortoli com o objetivo de avaliar a capacidade de adesão bacteriana a diferentes superfícies e a melhora da osteogênese e da angiogênese nestas superfícies. A equipe de Piattelli fez análises in vitro utilizando a espuma de poliuretano para aprimorar a estabilidade primária desse novo implante. “Nosso principal objetivo foi estudar o desempenho biológico e histológico do implante Maestro, quando comparado aos outros implantes da Implacil e implantes de duas marcas internacionais”, destaca.

O desenvolvimento do Maestro contou com a parceria da universidade italiana e também com instituições brasileiras. Essas alianças mostram-se significativas para ambas as partes. “A universidade consegue mais recursos para o desenvolvimento das pesquisas, o que contribui para a geração de conhecimento. Além disso, possibilita a formação de profissionais atentos às necessidades do mercado e de tecnologias que promovam benefícios direto à sociedade. Já o fabricante amplia sua capacidade de inovação e tem acesso a tecnologias de ponta e recursos humanos qualificados para validação científica dos seus produtos”, conclui Marcio Casati.


 

Adriano
Piattelli
Luiz Fernando
Martins André
Marcio
Casati
Marco Aurélio
Bianchini
Sergio
Gehrke



SOLUÇÃO COMPLETA

Pilares protéticos
da Linha Ideale.

A Linha Ideale foi desenvolvida para simplificar as diversas variáveis apresentadas na Implantodontia, proporcionando melhor estética nas próteses unitárias sobre implantes. Trata-se de um lançamento que reúne quatro tamanhos de pilares, que podem ser retos ou angulados, oferecendo a possibilidade de realizar prótese parafusada ou cimentada. Outro diferencial, segundo Luiz Fernando Martins André, mestre em Implantodontia e especialista em Prótese Dentária, é que este sistema de pilar possui uma coifa de titânio para provisórios parafusados e uma coifa para fundição única, que pode ser utilizada para prótese cimentada ou parafusada, além de apresentar um transferente plástico em quatro tamanhos e os respectivos análogos dos pilares.

Os pilares protéticos da Linha Ideale contam com paredes mais paralelas, que permitem ao profissional cimentar as próteses com segurança, mesmo utilizando pilares de 3,3 mm de diâmetro por 4 mm de altura. Este paralelismo confere maior estabilidade para as coroas protéticas parafusadas e protege o parafuso de fixação da prótese.

Para Luiz Fernando Martins André, um marco dessa linha de componentes é a opção de fazer próteses unitárias parafusadas sobre pilar angulado. “Essa característica permite um planejamento cirúrgico mais versátil no posicionamento 3D para implantes imediatos”, afirma.

No aspecto biológico, a oportunidade de parafusar a prótese unitária em implantes com posicionamento apical profundo é extremamente mais segura e muito menos agressiva aos tecidos, quando comparada às próteses cimentadas. “Já no aspecto clínico, a rapidez e a simplicidade otimizam o tempo nas reabilitações protéticas. Também há ganhos estéticos, já que a Linha Ideale possui pilares estreitos, diversas alturas de transmucoso e coloração dourada ideal para tecidos delgados”, descreve.


PÁGINAS DE UMA VIDA

A alma da empresa está descrita na história de pioneirismo e persistência que caracterizam a família De Bortoli, na pessoa de seu fundador, Nilton De Bortoli. Foi exatamente assim que surgiu a ideia de produzir a biografia do Dr. Nilton De Bortoli, intitulada Meu nome é implante e escrita pelo periodontista Marco Aurélio Bianchini. “Desde 2012, tive conversas informais com o Dr. Nilton, que lembravam as conversas que eu tinha com o meu pai. Esses encontros remetiam às minhas origens, da minha família e me davam uma satisfação muito grande, além do aprendizado que as palavras do Dr. Nilton me traziam. Então, em 2016, nasceu o projeto desse livro”, conta Marco Aurélio Bianchini.

Essa biografia revela a história de vida de um homem que atingiu o sucesso profissional e pessoal. É um relato da vida particular do Dr. Nilton misturado ao surgimento da Implantodontia no Brasil e no mundo. “Não é um livro técnico, embora fale de Implantodontia. É a história de vida de um filho de imigrantes italianos, como muitos outros que existem no Brasil. Por mais que a Odontologia esteja presente nesta obra, ela não é voltada apenas para dentistas. A vida dele foi contada com detalhes, desde o nascimento, trajetória profissional, tragédias particulares, casamento, filhos, política, Odontologia, implantes, sucessos, fracassos, além da empresa Implacil De Bortoli”, informa Marco Aurélio Bianchini, ao acrescentar que essa foi uma das experiências profissionais e pessoais mais prazerosas de sua vida, e que ele aprendeu muito sobre Implantodontia ouvindo os relatos.

O livro mescla momentos emocionantes e passagens cômicas, levando o leitor das lágrimas à gargalhada. “As biografias nos ajudam a entender o passado na busca por aperfeiçoamentos no futuro. Acredito que esta obra auxiliará muito a nova geração de dentistas a aceitar os desafios que a vida impõe e, sobretudo, a enfrentá-los. Histórias como a do Dr. Nilton De Bortoli, certamente, encorajarão os jovens a empreender, aprender com as derrotas e seguir em frente”, finaliza Bianchini.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo