Publicado em: 06/09/2019 às 10h43

ROG com exodontia e implante imediato

Active Bone: lançamento JHS Biomateriais.

  • Imprimir
  • Indique a um amigo

O vidro bioativo ACTIVEBONE é um enxerto ósseo, sintético, composto por sília, cálcio e fosfato – componentes naturais do tecido ósseo.

Quando implantado, o ACTIVEBONE promove a formação de hidroxiapatita carbonatada (HAC) na superfície das partículas do material. Isso ocorre devido a troca de íons entre o meio e o vidro, que forma uma camada de gel na sua superfície rica em sílica. Essa camada acelular de HAC possui semelhança química e estrutural à fase mineral do osso biológico em osteogênese sendo, portanto, reconhecida como algo natural e não sintético. Ela é biologicamente ativa e prove uma interface de união com o osso. 

Os osteoblastos a reconhecem como uma superfície sobre a qual podem depositar colágeno, e mucopolissacarídeos, desencadeando um efeito em rede, com a incorporação de fibras colágenas à camada de sílica gel. A mineralização ocorre dentro da camada de gel de maneira ectópica, produzindo cristais que fazem uma ponte entre a superfície doi enxerto e o osso maduro. DIferente dos outros biomateriais cerâmicos, os vidros bioativos apresentam capacidade de osteocondução e potencial osteoindução*, propiciam a angiogênese, promovendo um ambiente que inibe o crescimento bacteriano, através do aumento do pH da superfície dos seus grânulos.

ACTIVEBONE tem por função preencher defeitos ósseos de origem traumática, patológica ou cirúrgica. Suas aplicações e indicações são na área de odontologia.

* Farm. responsável: Dámiana Máximo Brandão – CRF/MG: 26315


ROG - com exodontia e implante imediato

RESPONSÁVEL TÉCNICO:
Dr. Reynaldo Porcaro CRO: RJ 15-325

DADOS DO PACIENTE:
- A. C. F. B.
- 49 anos e 6 meses (02/08/1969)
- Masculino

 

Aspecto inicial com cortes parassagitais sugerindo fratura radicular e perda de tecido ósseo perirradicular. Exposição radicular e exodontia
do dente 22. Observa o
remanescente ósseo cortical na região cervical.

 

Instalação do implante
osseointegrado e adaptação
do cicatrizador para
carregamento tardio.
Adição do vidro bioativo, ActiveBone ao agregado leucoplaquetário autólogo em fase líquida para formação do "Sticky Bone".

 

"Sticky Bone" para preenchimento intra alveolar.

 

Preenchimento dos espaços intra alveolar com o vidro bioativo, ActiveBone incorporado com as membranas do agregado leucoplaquetário autólogo, picotados. Cobertura da região
enxertada com as
membranas do agregado leucoplaquetário autólogo
e sutura do retalho.
Vista parassagital do implante, demonstrando o ganho de
espessura e reconstrução da
anatomia vestibular do rebordo vestibular da maxila.

 

  • Imprimir
  • Indique a um amigo