INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 15/04/2013 15h02

Tratamento com implantes em pacientes suscetíveis à periodontite

Análise crítica do artigo originalmente publicado no Journal of Oral Rehabilitation.

A cada edição da revista PerioNews, a equipe do Prof. Antonio Wilson Sallum promove a análise crítica de alguns dos artigos científicos de maior destaque publicados em periódicos de circulação internacional. Este é um deles. Confira!

Schou S. Implant treatment in periodontitis-susceptible patients: a systemic review. J Oral Reh 2008;35(Suppl.1):9-22.

Por que é interessante: o tratamento com implantes em indivíduos com perdas dentárias associadas à periodontite é um assunto frequentemente debatido. O objetivo dessa revisão sistemática foi avaliar os princípios e os resultados de tratamentos com implantes em pacientes susceptíveis à periodontite.

Desenho experimental: os estudos considerados para inclusão foram pesquisados no Medline (PubMED) e outros jornais de relevância. A pesquisa se restringiu aos estudos publicados em inglês de 1980 a 2006 e foram incluídos estudos coorte prospectivos e retrospectivos avaliando tratamentos com implantes em indivíduos parcial ou totalmente edêntulos, com histórico de perda dentária associada à periodontite, com um período de acompanhamento > 1 ano, com mais de cinco pacientes incluídos nos estudos e quando o tratamento envolvia implantes de titânio. Os seguintes resultados foram avaliados: perda das próteses, perda dos implantes, perda dos dentes, estado de saúde dos tecidos peri-implantares e estado de saúde dos tecidos periodontais. Foi identificado um total de 23 estudos.

Os achados: a taxa de sobrevida das próteses sobreimplantes e dos implantes foi alta em indivíduos com histórico de perda dentária associada à periodontite. Com relação às condições de saúde dos tecidos peri-implantares, observou-se que as mudanças inflamatórias foram menores na maioria dos estudos a curto prazo. No entanto, a prevalência e a severidade de reações inflamatórias peri-implantares, incluindo perda óssea marginal, aparentemente, aumentaram ao longo do período de observação dos casos. Além disso, a presença de placa e sangramento a sondagem ao redor dos dentes foram significantemente associadas com um aumento do risco de mucosite peri-implantar e peri-implantite.

Comentários: embora a amostra pesquisada tenha sido pequena, os autores mostram, através dessa revisão sistemática, que há um consenso na literatura pesquisada de que o tratamento com implante em pacientes susceptíveis à periodontite não é contraindicado. No entanto, a realização de um adequado controle da infecção antes da colocação do implante, aliado a um programa de terapia de suporte individualizado, se constituem fatores imperativos para a garantia da sobrevida não só dos implantes, como também das próteses em indivíduos com histórico de periodontite. Consequentemente, maior número de estudos prospectivos a longo prazo são necessários antes que conclusões definitivas sejam esboçadas acerca dos resultados a longo prazo de tratamento com implantes em pacientes susceptíveis à periodontite.

Unitermos: Dental implants; Oral implants; Dental implantation; Complications; Pathology; Peri-implantitis; Periodontal diseases; Systematic review.

Revisado por: Viviene Santana Barbosa. Mestranda em Periodontia - FOP-Unicamp.



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters