INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 29/04/2013 18h59

Tratamento com implantes em pacientes com perda dentária por periodontite

Análise crítica do artigo originalmente publicado na Clinical Oral Implants Research.

A cada edição da revista PerioNews, a equipe do Prof. Antonio Wilson Sallum promove a análise crítica de alguns dos artigos científicos de maior destaque publicados em periódicos de circulação internacional. Este é um deles. Confira!

Schou S, Holmstrup P, Worthington HV, Esposito M. Outcome of implant therapy in patients with previous tooth loss due to periodontitis. Clin Oral Impl Res 2006;17(Suppl. 2):104-23.

Por que é interessante: é frequentemente discutido se o tratamento com implantes em indivíduos com perda dentária devido à periodontite é caracterizado por um aumento na incidência de perda do implante e na ocorrência de peri-implantite. O objetivo dessa revisão sistemática foi avaliar se indivíduos com perda dentária, devido à periodontite, tem maior risco de perda da prótese sobreimplante, perda do implante, peri-implantite e perda óssea marginal peri-implantar, quando comparado com indivíduos com perda dentária devido a outras razões que não a periodontite.

Desenho experimental: foram considerados para inclusão estudos coorte prospectivos e retrospectivos com no mínimo cinco anos de acompanhamento, comparando os resultados de tratamento com implantes em indivíduos parcialmente edêntulos com perda dentária associada e não associada à periodontite. Mais de dez pacientes deveriam estar incluídos nos estudos e o tratamento deveria ter sido realizado com implantes osseointegrados. Os trabalhos foram pesquisados no Medline (PubMed) e outros jornais relevantes. Os critérios avaliados foram: sobrevida das próteses, sobrevida dos implantes, ocorrência de peri-implantite e perda óssea marginal peri-implantar.

Os achados: dois estudos, com cinco e dez anos de acompanhamento, foram selecionados, onde um total de 121 implantes foram instalados em 33 pacientes com perda dentária devido à periodontite e 183 implantes foram inseridos em 70 pacientes com perda dentária não associada à periodontite. Não houve nenhuma diferença signifi cativa na sobrevida das próteses após cinco anos nem na sobrevida dos implantes após cinco e dez anos. Entretanto, houve mais pacientes afetados pela peri-implantite no grupo com perda dentária associada à periodontite durante o período de dez anos de acompanhamento, bem como perda óssea marginal peri-implantar significantemente aumentada foi observada nesse grupo de pacientes após cinco anos de acompanhamento.

Comentários: o tamanho da amostra dos dois estudos é provavelmente muito pequeno para detectar uma diferença na perda de prótese assim como na perda de implantes e, por isso, os resultados devem ser interpretados com atenção. Pode-se supor que o signifi cativo aumento da incidência de peri-implantite e o aumento de perda óssea marginal peri-implantar em pacientes com histórico de periodontite pode prejudicar a longevidade do tratamento com implantes. Desse modo, mais estudos a longo prazo devem ser realizados antes que conclusões finais sejam tiradas acerca do resultado de tratamento com implante em pacientes com histórico de periodontite.

Unitermos: Complications; Dental implants; Oral implants; Osseointegration; Pathology; Peri-implantitis; Periodontal diseases; Systematic review.

Revisado por: Viviene Santana Barbosa. Mestranda em Periodontia - FOP-Unicamp.



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters