INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 13/05/2013 15h49

Tratamento de defeitos intraósseos com proteínas EMD e cirurgia minimamente invasiva

Análise crítica do artigo originalmente publicado no Journal of Periodontology.

A cada edição da revista PerioNews, a equipe do Prof. Antonio Wilson Sallum promove a análise crítica de alguns dos artigos científicos de maior destaque publicados em periódicos de circulação internacional. Este é um deles. Confira!

Ribeiro FV, Casarin RV, Nociti Jr. FH, Sallum EA, Casati MZ. The role of enamel matrix derivative protein in minimally invasive surgery in treating intrabony defects in single-rooted teeth: A randomized clinical trial. J Periodontol 2011;82(4):522-32.

Porque é interessante: o artigo tem o objetivo de avaliar a utilização das proteínas derivadas da matriz do esmalte (EMD) conjuntamente com a técnica minimamente invasiva no tratamento de defeitos intraósseos.

Desenho experimental: 30 pacientes apresentando defeitos intraósseos foram aleatoriamente designados para um dos seguintes grupos: 1) técnica cirúrgica minimamente invasiva + EMD; 2) técnica cirúrgica minimamente invasiva isoladamente. Parâmetros clínicos foram medidos no pré-operatório e três/seis meses após os procedimentos.

Os achados: significantes reduções na profundidade de sondagem e ganho no nível clínico de inserção foram vistos em ambos os grupos aos três e seis meses. Porém, não houve diferença estatisticamente signifi cante entre os grupos. Além disso, mediadores de cicatrização, como TGF-β, também não apresentaram diferenças entre os grupos.

Comentários: a utilização de EMD tem sido proposta por diversos estudos como ferramenta para melhorar o reparo e aumentar o montante de tecido periodontal regenerado durante os procedimentos cirúrgicos. No entanto, o presente estudo demonstrou que parece não haver benefícios adicionais na utilização de EMD com esta técnica cirúrgica específica.

Unitermos: Microsurgery; Regeneration; Minimal surgical procedures.

Revisado por: Mauro Pedrine Santamaria. Doutor em Periodontia FOP-Unicamp.



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters