INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 05/07/2013 16h12

Tratamento de peri-implantite com auxílio de fármacos e terapia fotodinâmica

Análise crítica do artigo originalmente publicado no Clinical Oral Implants Research.

A cada edição da revista PerioNews, a equipe do Prof. Antonio Wilson Sallum promove a análise crítica de alguns dos artigos científicos de maior destaque publicados em periódicos de circulação internacional. Este é um deles. Confira!

Schär D, Ramseier CA, Eick S, Arweiler NB, Sculean A, Salvi GE. Anti-infective therapy of peri-implantitis with adjunctive local drug delivery or photodynamic therapy: six-month outcomes of a prospective randomized clinical trial. Clin Oral Implants Res 2013;24(1):104-10.

Por que é interessante: a presença do biofilme parece exercer um papel fundamental na instalação e na progressão da peri-implantite. Nesse sentido, a descontaminação da superfície do implante é um dos objetivos primordiais do tratamento desta doença. O objetivo deste estudo foi comparar o efeito de um sistema de liberação local de fármacos e a terapia fotodinâmica como terapia adjunta ao tratamento não cirúrgico em peri-implantite.

Desenho experimental: este estudo foi delineado como um ensaio clínico randomizado prospectivo, em que 40 pacientes com diagnóstico de peri-implantite foram inicialmente tratados com debridamento mecânico com curetas de titânio e polimento com jato de ar. Posteriormente, os implantes do grupo teste receberam terapia fotodinâmica, com aplicação de fotossensibilizador
cloreto de fenotiazina e laser de diodo, sendo esta terapia repetida após sete dias. O grupo
controle recebeu aplicação única de microesferas de cloridrato de minociclina. Os parâmetros avaliados foram: profundidade de sondagem, nível de inserção clínica, recessão da mucosa, sangramento a sondagem e índice de placa modificado. Os tempos de avaliação foram baseline, três meses e seis meses.

Os achados: em ambos os grupos, houve resultados estatisticamente diferentes entre o baseline e os três meses para os parâmetros profundidade de sondagem, recessão e índice de placa modificado, sem diferença entre os grupos. Aos seis meses de avaliação, apenas o índice de placa apresentou valor menor e estatisticamente significante para o grupo teste em relação ao controle. Os níveis de inserção clínica não alcançaram mudanças significativas para nenhum dos grupos durante os seis meses de avaliação. Já para o sangramento a sondagem, ambos os grupos apresentaram redução significativa do número de sítios sangrantes aos três meses de avaliação. Aos seis meses, 30% dos sítios do grupo teste e 15% do grupo controle apresentaram completa resolução da inflamação da mucosa peri-implantar.

Comentários: a terapia fotodinâmica tem surgido como uma terapia adjunta viável, não somente nos casos de periodontite, como também nos de peri-implantite. Apesar de não ter tido resultados superiores quando comparada à liberação local de minociclina, a terapia fotodinâmica promoveu neste estudo resultados positivos na melhora dos parâmetros clínicos. No entanto, mais estudos com outros fotossensibilizadores e outras fontes de luz se fazem necessários no sentido de alcançar resultados superiores, especialmente na completa resolução da inflamação.

Unitermos: Dental implants; Laser; Local antibiotics; Local drug delivery; Peri-implantitis; Photodynamic therapy; Surface decontamination.

Revisado por: Camila Camarinha da Silva Cirino. Mestranda em Periodontia - FOP-Unicamp.



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters