INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 16/07/2013 09h30

Efeitos bactericidas de ondas de laser sobre os germes periodontopatogênicos

Análise crítica do artigo originalmente publicado no Lasers in Medical Science .

A cada edição da revista PerioNews, a equipe do Prof. Antonio Wilson Sallum promove a análise crítica de alguns dos artigos científicos de maior destaque publicados em periódicos de circulação internacional. Este é um deles. Confira!

Chan Y, Lai CH. Bactericidal effects of different laser wavelengths on periodontopathic germs in photodynamic therapy. Laser Med Sci 2003;18:51-5.

Por que é interessante: esse estudo teve o objetivo de tentar esclarecer se os efeitos da terapia fotodinâmica (TFD) são dose/dependentes, além de tentar criar um protocolo para o uso da terapia fotodinâmica na prática clínica.

Desenho experimental: culturas de A. actinomycetemcomitans, F. nucleatum, P. gingivalis, P. intermedia e S. sanguis foram expostas a um dos seguintes três tipos de laser: laser de He-Ne (632,8 nm) com uma potência de 30 mW; laser diodo com 100 mW de potência e 665 nm; laser diodo com 100 mW de potência e 830 nm, na presença ou ausência de azul de metileno como fotossensibilizador. Um grupo controle também foi exposto apenas ao azul de metileno sem exposição à luz. As culturas foram analisadas pela contagem viável.

Os achados: os resultados indicaram que a exposição à luz laser com 100 mW de potência conseguiu, em média, eliminar até 40% das bactérias. Em particular, a redução mais eficaz ocorreu com exposição à luz laser em combinação com o fotossensibilizador. Os resultados dos estudos cinéticos indicaram que a melhor resposta à terapia fotodinâmica foi alcançada com exposição ao laser diodo com comprimento de onda de 665 nm, por 60 segundos, na presença do azul de metileno. Nessas condições, aproximadamente 95% de A. actynomicetemcomitans e F. nucleatum e 99-100% de P. gingivalis, P. intermedia e S. sanguis foram eliminados.

Comentários: os principais fatores associados ao sucesso da terapia fotodinâmica TFD incluem a otimização do tipo e dose do fotossensibilizador, a densidade de energia do laser e o intervalo de tempo entre a ação do corante e sua fotoativação. Estudos mais profundos para determinar a absorção máxima de luz de diferentes corantes e do papel do comprimento de onda na TFD têm sido necessários, principalmente, a fim de se criar uma padronização do protocolo da TFD para a prática clínica.

Unitermos: Bactericidal; Diode laser; Methylene blue; Oral bacteria; Photodynamic therapy.

Revisado por: Viviene Santana Barbosa. Doutoranda em Periodontia - FOP-Unicamp.



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters