INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 24/10/2013 17h39

A terapia fotodinâmica como coadjuvante ao tratamento periodontal

Análise crítica do artigo originalmente publicado no Lasers in Medical Science .

A cada edição da revista PerioNews, a equipe do Prof. Antonio Wilson Sallum promove a análise crítica de alguns dos artigos científicos de maior destaque publicados em periódicos de circulação internacional. Este é um deles. Confira!


Chondros P, Nikolidakis D, Christodoulides N, Rössler, Gutknecht, Sculean A. Photodynamic therapy as adjunct to non-surgical periodontal treatment in patients on periodontal maintenance: a randomized controlled clinical Trial. Lasers Med Sci 2009;24:681-8.

Por que é interessante: recentes dados clínicos e pré-clínicos têm sugerido um benefício potencial da terapia fotodinâmica (TFD) no tratamento da periodontite. Entretanto, existem muitos dados limitados de estudos clínicos controlados avaliando a efetividade da terapia fotodinâmica no tratamento da periodontite. O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos clínicos e microbiológicos do uso adjunto da terapia fotodinâmica, no tratamento periodontal não cirúrgico em pacientes sob terapia periodontal de suporte.

Desenho experimental: Vinte e quatro pacientes, recebendo regularmente terapia periodontal de suporte, foram aleatoriamente tratados com raspagem e alisamento radicular seguido de uma única aplicação da TFD (teste) ou com raspagem e alisamento radicular apenas (controle). Os seguintes parâmetros foram avaliados no baseline, com três meses e seis meses após a terapia: índice de placa e de sangramento da boca toda; sangramento a sondagem nos sítios experimentais; profundidade de sondagem; recessão gengival e nível de inserção clínica. Avaliações microbiológicas de Aggregatibacter actinomycetemcomitans (Aa), Porphyromonas gingivalis (Pg), Prevotella intermedia (Pi), Tannerella forsythensis (Tf), Treponema denticola (Td), Peptostreptococcus micros (Pm), Fusobacterium nucleatum (Fn), Campylobacter rectus (Cr), Eubacterium nodatum (En), Eikenella corrodens (Ec), e espécies Capnocytophaga (Cs) foram também realizadas no baseline, três e seis meses após terapia, usando um teste de reação em cadeia da polimerase.

Os achados: nenhuma diferença em quaisquer dos parâmetros avaliados foi observada no baseline entre os dois grupos. Em três e seis meses após o tratamento, não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos em termos de profundidade de sondagem, nível de inserção clínica e índice de placa de boca toda. Em três e seis meses, uma melhora estatisticamente significante do sangramento a sondagem foi encontrada no grupo teste. Três meses após a terapia, a análise microbiológica mostrou redução estatisticamente significante de Fn e En no grupo teste. Em seis meses, houve uma redução significativamente maior no número de Ec e Cs no grupo teste.

Comentários: a aplicação adicional de uma sessão de TFD com raspagem e alisamento radicular fracassou em mostrar melhoras adicionais em termos de profundidade de sondagem e ganho de inserção clínica, mas resultou em uma redução mais significante no índice de sangramento, quando comparado ao tratamento apenas com raspagem e alisamento radicular, mostrando que a TFD pode ter um efeito benéfico sobre a inflamação gengival.

Unitermos: Photodynamic therapy; Non-surgical periodontal therapy; Patients on periodontal maintenance; Randomized controlled clinical study.

Revisado por: Viviene Santana Barbosa. Doutoranda em Periodontia - FOP-Unicamp.



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters