INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 31/10/2013 15h38

O efeito da terapia fotodinâmica em periodontite: uma revisão sistemática

Análise crítica do artigo originalmente publicado no Journal of Periodontology.

A cada edição da revista PerioNews, a equipe do Prof. Antonio Wilson Sallum promove a análise crítica de alguns dos artigos científicos de maior destaque publicados em periódicos de circulação internacional. Este é um deles. Confira!

Azarpazhooh, Prakesh SS; Tenenbaum HC, Goldberg MB. The effect of photodynamic therapy for periodontitis: a systematic review and meta-analysis. J Periodontol 2010;81(1):4-14.

Por que é interessante: a proposta dessa revisão foi avaliar a eficácia da terapia fotodinâmica em pacientes adultos, com 516 PerioNews 2013;7(5):516-20 Pesquisas em evidência doença periodontal, como uma forma primária de tratamento ou como um adjunto à terapia periodontal não cirúrgica de raspagem e alisamento radicular, comparado ao tratamento convencional não cirúrgico apenas.

Desenho experimental: foram realizadas pesquisas no Medline, Embase, Cinahl e outros bancos de dados, além de resumos do International Pharmaceutical - até maio de 2009 - para trabalhos controlados randomizados de terapia fotodinâmica, comparados a um placebo, sem intervenção ou tratamento não cirúrgico em uma população adulta. Os dados sobre as mudanças no nível de inserção clínica, profundidade de sondagem, recessão gengival e índice de placa e sangramento de boca toda foram extraídos e metanalisados, sendo relatada a diferença média combinada.

Os achados: cinco estudos foram incluídos nessa revisão. Esses estudos tinham um tamanho de amostra pequena para algumas das análises, com um risco de viés de moderado a alto. Houve heterogeneidade clínica entre os estudos incluídos. A terapia fotodinâmica, como um tratamento independente ou como adjunto à terapia convencional não cirúrgica de raspagem e alisamento radicular, versus um grupo controle de raspagem e alisamento radicular, não demonstrou vantagens clínicas ou estatisticamente significantes. O tratamento combinado de terapia fotodinâmica com raspagem e alisamento radicular indicou uma provável eficácia no ganho de inserção clínica (diferença média: 0,34; 95% de intervalo de confiança: 0,005 a 0,63) ou redução na profundidade de sondagem (diferença média: 0,25 mm; 95% de intervalo de confiança: 0,004 a 0,45 mm).

Comentários: a segurança e a eficácia da terapia fotodinâmica para tratamento da periodontite em adultos, como uma terapia primária de tratamento ou como um adjunto ao tratamento não cirúrgico de raspagem e alisamento radicular, foram investigadas nesse trabalho com um número muito limitado de estudos e amostras. Além disso, existem outras limitações nessa revisão: os estudos incluídos tinham heterogeneidade significante nas características das populações e seus tipos de periodontite; os tipos de fotossensibilizador usado entre os estudos variaram quanto aos tipos de lasers, seus comprimentos de onda e potência máxima utilizada; os tempos de radiação e de duração do acompanhamento dos estudos também foram variáveis. Entretanto, isso não significa que os achados relatados nesse trabalho indicam que a terapia fotodinâmica não é eficaz. No entanto, embora tenha ocorrido uma modesta redução no nível de inserção clínica (0,34 mm) e na profundidade de sondagem (0,25 mm), quando a terapia fotodinâmica foi utilizada como adjunto à terapia não cirúrgica, trabalhos clínicos mais bem projetados são necessários para uma avaliação mais apropriada dessa terapia.

Unitermos: Meta-analysis; Periodontal disease/therapy; Periodontitis; Photochemotherapy; Photosensitizing agents; Review systematic.

Revisado por: Viviene Santana Barbosa. Doutoranda em Periodontia - FOP-Unicamp.



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters