INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 24/11/2014 10h31

Exodontia do elemento 23 e colocação de dois implantes HI

Membro do Grupo Perio-Implantar apresenta caso clínico de insucesso e sugere solução.

Casos Clínicos

Este caso clínico foi apresentado originalmente no dia 21 de novembro de 2014 por Marcos Antonio Pasqualli, no Grupo Perio-Implantar, para discussão com outros profissionais, e foi selecionado por Lilian Smeke, moderadora do grupo, com exclusividade para o INPN.

Em atividade desde agosto de 2012, o Grupo Perio-Implantar no Facebook congrega mais de 16 mil profissionais da área, com o objetivo de promover debates dos principais temas que envolvem a pesquisa científica e a prática clínica da Implantodontia e da Periodontia.

Exodontia do elemento 23 e colocação de dois implantes HI

 

 


Marcos Antonio Pasqualli

Bem, como tinha comentado, está aí um caso meu de insucesso. Detalhamento: gênero masculino; exames laboratoriais: hígido; higiene oral: satisfatória; queixa principal: PF fraturada há algum tempo (impreciso). Planejamento: exodontia da raiz residual do 23, e implantação de dois implantes HI Titanium Fix no local (23 e 24). Enxerto com biomaterial e membrana (Lumina – Bone – Lumina – Coat). Após três meses paciente relata que a coroa do dente da frente está meio solta. A avaliação constatou que era o implante que estava solto. O paciente foi orientado sobre o fato e novo planejamento. Resumindo, removi os mesmos, curetagem das lojas implantadas e nova implantação no local, ou seja, repeti o procedimento anterior. O diferencial dessa vez é que não confeccionei os provisórios diretamente sobre os implantes – uma adesiva entre o 22 e 25. Eu julgo meu insucesso devido aos provisórios (trauma no local), contato prematuro. Essas são as fotos da primeira cirurgia.

 

 

 

 

Para acessar o conteúdo completo do fórum no Facebook,
Acesse: http://www.inpn.com.br/Link-1490364

Participe das discussões do Grupo Perio-Implantar no Facebook.
Acesse: www.perio-implantar.com.br.



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters