INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 25/11/2014 11h18

Enxerto ósseo ou extração do implante?

Membros do Grupo Perio-Implantar opinam sobre melhor procedimento para reabilitação.

Casos Clínicos

Este caso clínico foi apresentado originalmente no dia 16 de novembro de 2014 por Marcos Marcel Castro da Cruz, no Grupo Perio-Implantar, para discussão com outros profissionais, e foi selecionado por Lilian Smeke, moderadora do grupo, com exclusividade para o INPN.

Em atividade desde agosto de 2012, o Grupo Perio-Implantar no Facebook congrega mais de 16 mil profissionais da área, com o objetivo de promover debates dos principais temas que envolvem a pesquisa científica e a prática clínica da Implantodontia e da Periodontia.

Enxerto ósseo ou extração do implante?

 

 

Marcel Castro da Cruz

Caros colegas. Cometi uma falha no planejamento deste caso. Tentei evitar enxerto para baratear custos ao paciente, contando com o reparo ósseo do alvéolo que não aconteceu como eu esperava, até agora. Depois de cinco meses fiz esta periapical. O implante (36) não está exposto na boca, talvez 1,5 mm infragengival. Acabei de fazer a reabertura. Minha questão é a seguinte: obrigatoriamente deveria proceder com enxerto ou poderia ter algum ganho ósseo depois que colocá-los em função? Pensei em trabalhar com munhão personalizável e prótese cimentada como se fosse um HE. Qual seria a sugestão dos colegas para solução deste caso. Mais conservador possível porque o paciente mora em outro país e não consigo muitas visitas. Gostaria de me ater aos possíveis planos de tratamento para resolução do caso e não questionamento da técnica (implante) utilizada. Obrigado.

 

 

 

 

Para acessar o conteúdo completo do fórum no Facebook,
Acesse: http://www.inpn.com.br/Link-1490378

Participe das discussões do Grupo Perio-Implantar no Facebook.
Acesse: www.perio-implantar.com.br.



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters