INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe   Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 10/10/2018 40h1

Reanatomização dental para maximizar a estética do sorriso

Paciente se queixava queixas da tonalidade da cor, presença de espaços entre os dentes e discrepância de tamanho entre os elementos 12 e 22.
O artigo de Eduardo Vargas e Dayse Amaral foi enviado pela FGM e publicado originalmente na revista FGM News.


QUEIXA PRINCIPAL:

Paciente do sexo feminino, 28 anos

As principais queixas da paciente eram a tonalidade da cor, presença de espaços entre os dentes, discrepância de tamanho entre os elementos 12 e 22 e a presença de uma mancha hipoplásica no elemento 21.

 



AVALIAÇÃO CLÍNICA/RADIOGRÁFICA INICIAL:

Tecido dental e gengival saudável, dentes apresentando diastema na linha média e desproporção de tamanho entre incisivos. Havia discrepância do zênite gengival e uma mancha hipoplásica no dente 21.


TRATAMENTO EXECUTADO:

Inicialmente foi proposto clareamento caseiro supervisionado. Para correção das margens gengivais foi realizado o recontorno cirúrgico com bisturi elétrico. Para atribuir novos formatos, foram realizadas facetas diretas em resina composta do dente 13 ao 23, com adição de material.

Figuras 1a e 1b. Condição inicial do caso. Figuras 2a a 2c. Criação do mock up e instalação deste nos dentes para avaliação dinâmica pelo profissional e paciente. Após aprovação, iniciou-se o clareamento pela técnica combinada (Whiteness HP Maxx e Whiteness Perfect 10%).

 

Figuras 3a e 3b. Já com os dentes clareados, foi realizado o recontorno das margens gengivais para harmonização dos zênites. Nas imagens, pósoperatório imediato (3a) e após 1 semana (3b).

 

Figura 4. A mancha hipoplásica do dente 21 foi removida com broca diamantada esférica, pois embora fosse apenas superficial poderia interferir na coloração final da restauração. Os demais dentes não foram desgastados. Figuras 5a e 5b. Condicionamento ácido (Condac 37 - FGM) em esmalte por 30s, lavagem e secagem. O dente adquire então aspecto branco opaco.

 

Figuras 6a e 6b. Aplicação do adesivo (Ambar APS - FGM) em duas camadas e fotopolimerização por 20s. Como o adesivo é praticamente incolor, não há interferência da cor deste na restauração final ainda que seja utilizada uma camada muito fina de cobertura pela resina. Figuras 7a e 7b. Confecção da barreira palatina utilizando prévio enceramento e adaptação desta barreira nos dentes para facilitar o contorno palatal. Foi utilizada a resina Vittra APS - FGM nas cores trans OPL (translúcida opalescente), DA1 e EA1.

 

Para casos de grande complexidade que demandam muito tempo para confeccionar eu escolho a resina VITTRA APS pelo seu maior tempo de trabalho, já que ela apresenta menor sensibilidade à luz ambiente e excelente consistência mesmo depois de horas na temperatura ambiente. A VITTRA APS finalmente chegou para colocar a resina nacional no mesmo nível das melhores resinas importadas. Temos consistência, excelente polimento e brilho, estabilidade de cor, resistência, sistema de cores simplificado e excelente custo-benefício. O que mais podemos esperar de uma resina?Prof. Dr. Eduardo Vargas

 

Figuras 8a a 8g. A primeira faceta direta foi realizada no dente 11, haja visto que este dente apresentava-se como o mais vestibularizado. Na sequência, restaurou-se do dente 21, 12 e 22 e então 13 e 23.

 

Figuras 9a a 9c. Com as restaurações devidamente concluídas, foi realizado o acabamento e texturização utilizando lâmina 12D de bisturi, pontas diamantadas de granulação fina 3195 e pontas de acabamento. O pré-polimento foi feito utilizando discos de lixa (Diamond Pro - FGM), e o polimento com discos de feltro (Diamond - FGM e Diamond Flex - FGM) associados a pasta diamantada (Diamond Excel - FGM).

 

Figuras 10a a 10d. Aspecto final após polimento das restaurações, em vista intra e extrabucal.


 


MATERIAIS FGM UTILIZADOS

RESINA COMPOSTA SUBMICROMÉTRICA FOTOPOLIMERIZÁVEL
Vittra APS

ADESIVO INCOLOR FOTOPOLIMERIZÁVEL DE 5ª GERAÇÃO
Ambar APS

DISCOS DE LIXA FLEXÍVEIS
Diamond Pro

PASTA DE POLIMENTO DIAMANTADA
Diamond Excel

DISCOS DE FELTRO FLEXÍVEL
Diamond Flex

CONDICIONADOR ÁCIDO FOSFÓRICO A 37%
Condac 37

 



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters