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Publicado em: 2/17/2016 94h8

O papel estratégico da gestão de pessoas

Não adianta ter a melhor qualificação profissional se o atendimento ao cliente na clínica é falho. Veja como integrar a equipe.

Sempre considerei a gestão de pessoas como a tarefa mais intensa em qualquer tipo de organização, ainda mais quando falamos em equipes que prestam serviços em saúde, no qual o contato com o cliente é direto e a capacidade de relacionamento humano é essencial e verificada todos os dias.

Acredito no capital intelectual como fator-chave de sucesso para qualquer empresa. Afinal, inovação, acolhimento, zelo, respeito, empatia, segurança e confiança são características que provêm de pessoas e não de máquinas.

Em minha experiência como consultor de gestão na área da saúde, pude comprovar que uma pessoa se torna valiosa para a empresa quando trabalha focada em resultados e é reconhecida pelo seu empenho individual e pela capacidade de trabalhar em equipe, atingindo objetivos coletivos e também sendo beneficiada individualmente.

Já citamos aqui em nossos artigos que o funcionário perfeito não existe, ou se existir, custa muito caro. Por isso, cabe a você o papel de coordenar as pessoas e fazê-las enxergar a liderança como um ponto de apoio e segurança, e não de temor. Talvez você não se veja um líder, mas saiba que atualmente existem muitas ferramentas de desenvolvimento pessoal que pode buscar para aprimorar suas competências e atingir seus objetivos.

Não custa nada repetir: seus investimentos mais altos em cursos modernos e materiais inovadores podem ir por água baixo se um cliente for mal atendido pelo funcionário da recepção, por exemplo. Por isso, não se esqueça, todos os integrantes da cadeia de atendimento são importantes e podem fazer a diferença quando trabalham juntos e alinhados.

 

Marinho Pinheiro Teixeira

Cirurgião-dentista – Unicid; MBA em Gestão e Marketing na Área da Saúde – São Leopoldo Mandic; Formação de Auditores Odontológicos – Fundecto; Coordenador Geral do Núcleo de Gestão e sócio do Altera – Centro de Inteligência em Serviços.

marinho@alteracis.com.br
www.alteracis.com.br

 

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