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Publicado em: 13/04/2016 14h18

Depois de organizar, é hora de comunicar

Veja quais passos seguir para conquistar antigos e novos pacientes.

Em nossos artigos publicados aqui, enfatizamos a importância de ter uma estratégia (o que você faz, para quem você faz e como você faz), e como usá-la para agregar valor a sua proposta de entrega em Odontologia. Para os clientes que estão em consultoria, costumo dizer que primeiro você arruma a casa para depois fazer a comunicação, afinal, é melhor ser anônimo do que mal falado.

Muitos dos nossos clientes relatam que não obtiveram êxito no que diz respeito à comunicação, mais especificamente em propaganda. ''Investi em um anúncio e não deu resultado'', é o que normalmente escutamos. Para que isso não aconteça é preciso novamente avaliar sua estratégia e seu posicionamento, que em resumo é a maneira como você deseja ser percebido pelo seu público-alvo. Comunicação e mídia não são coisas que se compram pelo preço mais barato. E, se tudo isso foi pensado, vai sempre existir um momento em que haverá a necessidade de se avaliar se vale a pena investir em propaganda.

O posicionamento possibilita que, a partir da sua estratégia, você defina como serão as suas ações em relação ao seu produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos, e até evidências físicas que compõem o seu ambiente de trabalho. Em resumo: tudo depende do seu posicionamento.

Conheço muitos profissionais que constantemente investem em cursos de aperfeiçoamento, mas infelizmente não comunicam aos seus atuais e possíveis clientes essas novas competências, tornando esse investimento praticamente perdido, uma vez que um diferencial só se torna efetivo quando os clientes conseguem identificá-lo.

Lembrando que o uso da comunicação não deve ser a base para a captação de clientes, pois um negócio que dependa deste item para a sua existência terá um custo altíssimo de comunicação. Pense e crie uma experiência positiva, utilizando a comunicação como mais uma ferramenta integrada.

Falamos-nos em breve.

 


Cláudio Gór Gonçalves
Criador de um modelo específico de consultoria em marketing de serviços e comunicação para profissionais da saúde, atua junto as áreas da Medicina e Odontologia desde 1994. Sócio-fundador do Altera – Centro de Inteligência em Serviços e responsável pelas áreas de marketing estratégico e comunicação.
 
 

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Odontologia e Negócios; Cláudio Gonçalves; atendimento; clientes;marketing; relacionamento


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