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Publicado em: 10/19/2016 10h49

Utilize o WhatsApp e otimize a comunicação do consultório

Dicas de como a tecnologia pode auxiliar no sucesso do seu negócio.

O WhatsApp surgiu e conquistou muita gente. O aplicativo gratuito soma pelo mundo mais de 800 milhões de usuários. O mais legal é que essa ferramenta, quando bem utilizada, pode ajudar na comunicação entre a clínica e o paciente.

Muitos profissionais da saúde já aproveitam o aplicativo para falar com seus clientes. Segundo o próprio aplicativo, 72% dos usuários checam o WhatsApp todos os dias, em média 23 vezes por dia. Isso nos chama a atenção para a taxa de abertura das mensagens: dificilmente alguém não leia uma mensagem que recebeu.

A recomendação básica é que a clínica tenha um celular só pra isso, assim, é possível limitar as respostas para o horário em que o negócio está em funcionamento, além de propor uma imagem mais profissional.

Vamos a alguns exemplos práticos sobre a utilização:

  • Você já pensou em quanto tempo sua equipe gasta realizando as confirmações de consultas, ligando para os pacientes? Confirmar pelo WhatsApp pode otimizar o tempo dessa atividade;
     
  • Que tal enviar uma mensagem de aniversário, fim de ano ou boas-vindas? Com toda certeza seu paciente iria se surpreender;
     
  • O aplicativo também pode ser útil para que o paciente tire algumas dúvidas básicas, como: endereço da clínica, forma de pagamento, desmarcar um atendimento e por aí vai.

Antes de você começar a implementar essa ferramenta na comunicação da sua clinica ou do consultório, não se esqueça: pergunte ao paciente se ele deseja receber as mensagens. Para não deixá-lo constrangido perguntando isso pessoalmente, você pode incluir esse item na ficha que ele vai preencher.

Quanto à possibilidade de responder ou conversar com o paciente sobre questões clínicas pelo aplicativo (resultados de exames, orientações médicas etc.), isso deve ser avaliado e decidido por cada profissional.

Em breve eu volto!

Rafael Barros
Formado em marketing pela Faculdade Politécnica de Campinas; graduando em jornalismo pela Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação (ESAMC); Redator e Social Media no Altera – Centro de Inteligência em Serviços. 
 
 

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Odontologia e Negócios; Rafael Barros; marketing; relacionamento; Whats App; celular


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