INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 21/10/2016 15h37

Pergunte ao especialista: Como fazer um provisório imediato sobre implantes, sem contaminá-lo com sangue?

Eduardo Miyashita responde a dúvida dos leitores da PróteseNews.
 

Como fazer um provisório imediato sobre implantes, sem contaminá-lo com sangue, imediatamente após a instação dos implantes?
Pergunta enviada por Maria Fernanda Lopez, de Porto Alegre (RS).

Eduardo Miyashita

Eduardo Miyashita
Professor titular da disciplina de Prótese Dental e coordenador do curso de especialização em Prótese Dentária – Unip/SP; Doutor em Odontologia Restauradora – Unesp/SJC.

Eduardo Miyashita A prótese provisória é considerada o protótipo do trabalho final e tem como função primordial restituir e manter adequadamente a forma e a função dos dentes, enquanto aguarda o trabalho final. No caso de prótese sobre implantes, um aspecto importante é o potencial para o condicionamento tecidual oferecido pela provisória. Para o sucesso da manipulação tecidual, é imprescindível que ela apresente superfície altamente polida, que determinará a qualidade e a saúde do tecido peri-implantar.

As próteses provisórias confeccionadas diretamente em boca são um grande desafio, pois, além do tempo dispendido após a instalação dos implantes, aumentam o desconforto do paciente e o risco de contaminação cruzada. A possibilidade do uso de resina acrílica e o ajuste da prótese provisória em modelos fora da boca, sempre que possível, é vantajosa. Apresentamos uma alternativa para a realização de provisórios de forma semidireta, diminuindo o desconforto do paciente e o risco de contaminação dos provisórios imediatos. As próteses provisórias propiciam ao paciente o convívio social, enquanto ele aguarda o período de osseointegração e a confecção da prótese final. Sendo assim, próteses provisórias adequadas aumentam o sucesso do tratamento e evitam falhas no trabalho final.

Galeria


Assuntos Relacionados:
Eduardo Miyashita, Pergunte ao especialista; provisório imediato; implante, contaminação; sangue


E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters