INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 12/21/2014 62h0

Aos 85 anos, Per-Ingvar Brånemark falece em Gotemburgo

O pesquisador mais importante da Implantodontia moderna deixa um enorme legado para pacientes e profissionais da área.

Faleceu neste sábado, 20 de dezembro, o sueco Per-Ingvar Brånemark, pesquisador considerado o pai da Implantodontia moderna. O revolucionário ortopedista, que contava com 85 anos de idade, não resistiu às complicações de um infarto que sofreu dias antes, em Gotemburgo.

Brånemark ganhou notoriedade internacional ao descobrir o fenômeno da Osseointegração e ao desenvolver protocolos confiáveis de reabilitação para pacientes edêntulos, com implantes de titânio. O tratamento do primeiro paciente com sua técnica, em 1965, marcou oficialmente o início da era da Osseointegração. A publicação de seus primeiros estudos, em 1969 e 1977, o levou para a Conferência de Toronto, onde sua descoberta foi aclamada pela comunidade científica, em 1982.

O professor sueco criou um laço de proximidade e de afeto com o Brasil, onde esteve presente por diversas vezes. Em 1988, durante o Congressão da APCD, se apresentou pela primeira vez aos cirurgiões-dentistas brasileiros. Ao longo da década de 90, passou longos períodos na cidade de Bauru (SP) para realizar cirurgias em pacientes do Centrinho (HRAC/USP) e da Universidade Sagrado Coração (USC). Em 2005, inaugurou o P-I Brånemark Institute Bauru, no mesmo modelo de Gotemburgo. No mesmo ano, recebeu o carinho de milhares de brasileiros durante a comemoração pelos 40 anos da Osseointegração.

A saúde de P-I se degradou com o passar dos anos, o afastando do Brasil e de outras longas viagens. Em 2011, o conjunto de sua obra foi reconhecido pela comunidade acadêmica, que lhe concedeu o "European Inventor Award" na categoria "Lifetime achievement".

A descoberta de Brånemark inaugurou um novo ciclo na Odontologia, transformando a vida de centenas de milhares de profissionais da área. Mesmo sendo um pesquisador brilhante e cirurgião habilidoso, nunca desviou de seu projeto original de ajudar os pacientes mais necessitados. Graças a ele, milhões de pacientes hoje podem voltar a sorrir.



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters