INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 5/27/2015 90h2

USP, Unicamp e Unesp estão entre as 50 melhores universidades de Odontologia do mundo

Estudo da Quacquarelli Symonds avaliou 800 instituições de todos os continentes.

Há cinco anos, a empresa inglesa Quacquarelli Symonds realiza pesquisas para avaliação da educação em instituições de ensino superior do mundo todo. Divulgado recentemente, o estudo mais atualizado do QS World University Rankings by Subject, que divide a avaliação em 36 cursos, destacou a Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (Fousp) como a 12ª melhor do mundo, entre as 800 participantes.

Em nota divulgada à imprensa, a Quacquarelli Symonds afirma que, embora a América Latina tenha pouco destaque entre as escolas de Odontologia, o Brasil é uma exceção notável. Entre as top 50, também aparecem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 17ª posição, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 31º lugar.

A primeira colocação ficou com o Instituto Karolinska, da Suécia, seguido pela Universidade de Hong Kong, de Hong Kong, e pela também sueca Universidade de Gotemburgo. O quadro completo pode ser visto aqui.

No raking geral das universidades, no qual a avaliação é global com 3.551 instituições, a USP ocupa o 132º lugar e a Unicamp, 206º. No topo da lista estão o norte-americano Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e as britânicas Universidade de Cambrigde e Imperial College London. Confira a relação completa aqui.

O estudo detalhou ainda a localização das universidades top 50, divididas por curso. Os Estados Unidos retêm 36,6%, seguido por Ásia (17%), Europa (15,5%), Reino Unido (14%), Austrália (8,5%), Canadá (5,3%), América Latina (1,7%), Nova Zelândia (1,1%) e, por último, África (0,3%).

Para classificar os cursos, a Quacquarelli Symonds analisou a reputação acadêmica, a empregabilidade do aluno depois de formado e o impacto das pesquisas realizadas em cada faculdade.



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters