INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 1/31/2018 12h09

Começa a 36ª edição do Ciosp

Congresso espera receber 100 mil profissionais em quatro dias de evento.

Começou nesta quarta-feira (31) o Ciosp – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo. Nesta 36ª edição do evento, que vai até o dia 3 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), são esperados 100 mil profissionais da Odontologia ao longo dos quatro dias de congresso.

O Ciosp 2018 abre o calendário de grandes eventos do segmento odontológico e traz lançamentos da indústria e novidades do setor. O tema do encontro será “Ciência e clínica: combinação perfeita”. A grade científica será dividida em módulos científicos, com aulas que vão das 10h às 18h, com programação didática e que permite ao congressista escolher o conteúdo que lhe interessa, de acordo com seu enfoque profissional. 

O presidente da APCD, Wilson Chediek, aposta no sucesso do encontro. “Temos a certeza de que o congressista encontrará na programação científica do Ciosp uma oportunidade única de aprimoramento e atualização profissional, que refletirá diretamente no seu sucesso profissional e no engrandecimento da nossa Odontologia”, afirma Chediek.

 

VM no Ciosp

A VM Cultural estará no 36º Ciosp. O estande trará as novidades das revistas ImplantNewsPerio, PróteseNews, OrtodontiaSPO e do PCP – Programa de Crescimento Profissional. Além disso, quem visitar o estande da VM também poderá participar de uma promoção especial. Com o VMCoin, moeda virtual, será possível acumular créditos e fazer a adesão aos produtos da VM Cultural pagando menos. Para participar, basta responder a algumas questões relacionadas ao PCP. Visite o estande da VM Cultural e participe!
 

Programação do evento

No dia 31 de janeiro, a partir das 14h30, o Dr. Paulo Vinícius Soares, palestrante do modulo Ciência e Clínica,  afirma que discutir as relações entre ciência e clínica, ou entre teoria e prática, é uma preocupação cada vez mais evidente para quem pensa a área da Odontologia. “Análise crítica dos procedimentos restauradores adesivos diretos e indiretos: fatores de sucesso” é o tema do debate que ele realizará no congresso ao lado do reconhecido pesquisador Joe Oxman.

Odontologia e Homeopatia – A cada ano, a Odontologia busca se atualizar e discutir novas formas de tratamento. A homeopatia é uma das formas crescentes de tratamento de saúde bucal. Seguindo essa tendência, Mario Giorgi  fará a conferência “A contribuição da abordagem homeopática na promoção da saúde bucal” no módulo Terapias Integrativas e complementares, dia 31 de janeiro, a partir das 16h30. A proposta é destacar a importância da saúde oral individualizada, a abordagem homeopática no tratamento da halitose, bem como instrumentos diferenciados para higiene oral.

Odontologia e gestação. A realização do pré-natal odontológico é de suma importância não só para a proteção contra os efeitos do estresse emocional do período gestacional, mas também para a incorporação de hábitos saudáveis pela paciente, o que refletirá positivamente na saúde geral da mãe e, consequentemente, na do seu bebê. Maria Salete Nahás Pires Corrêa, professora de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP) e livre-docente pela mesma instituição, abordará  o assunto na palestra que ocorre quinta,  01 de janeiro, às 10h.

Ainda na quinta, dia 1º de fevereiro, a partir das 10h, um dos maiores especialistas da Odontologia hospitalar, Waldyr Antonio Jorge falará sobre “Atuação hospitalar do Cirurgião-Dentista”. Nas últimas décadas o espaço hospitalar para a Odontologia se ampliou, tornando necessária a presença de um especialista de “boca”, visando à adequação normoreativa dos pacientes sistêmicos. As patologias bucais associadas às sistêmicas passaram a exigir resultados de tratamento com melhores prognósticos.

Inovações da Implantodontia – Elcio Marcantonio, pesquisador e professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), estará no CIOSP abordará o tema “Inovações da Implantodontia atual: comprovações científicas e aspectos clínicos relacionados à prática clínica diária”, no dia 01 de fevereiro, a partir das 16h30.

O ministrador Marcantonio discorrerá a respeito dos enxertos de tecido mole e duro, tanto os autógenos, como os seus substitutos. Fará uma avaliação das técnicas e materiais mais utilizados e seus resultados clínicos e histológicos e dará atenção especial à previsibilidade de resultados a curto e longo prazo. Também realizará uma discussão a respeito de biomateriais e alguns fatores de crescimento, principalmente BMP e PRF, mostrando trabalhos científicos já publicados e alguns ainda não disponíveis para o público. Além disso, discorrerá a respeito das cirurgias guiadas, suas vantagens e limitações.

Gestão & Marketing na Odontologia – “Empreendedorismo na clínica odontológica: uma visão transdisciplinar que faz a diferença” é o tema da conferência que Lucia Coutinho Porto vai ministrar no CIOSP no dia 01 de fevereiro, às 10h. Para os cirurgiões-dentistas de uma forma geral que buscam no empreendedorismo, junto com novas ações, serem um diferencial no mercado. É fundamental salientar a importância do conhecimento técnico-científico do profissional que, aliado ao empreendedorismo, leva ao êxito da sua empresa.

Infância e políticas públicas de saúde. No dia 02 de fevereiro, a partir das 10h,  a Dra. Ana Estela Haddad fará a conferência “Primeira infância: formulação e implementação de políticas públicas com o suporte de evidências científicas”. Será uma oportunidade para discutir evidências científicas mais recentes sobre o desenvolvimento infantil integral na primeira infância, saúde bucal na infância e sua interface com a saúde geral, a educação e outras áreas da gestão pública, bem como políticas públicas intersetoriais para a promoção do desenvolvimento infantil integral na primeira infância.

A Endodontia e o uso de imagens – Os exames de imagens são fortes aliados quando o assunto é Endodontia. Por isso, nada mais natural que o tema ocupasse um espaço importante durante o CIOSP. Nesta entrevista, dois grandes especialistas falam sobre o benefício que a técnica traz à prática odontológica. Este ano, durante o congresso, Mario Zuolo estará ao lado de Israel Chilvarquer no módulo “Da imagem à execução”, transmitindo seus conhecimentos para profissionais de várias partes do país e do mundo, no dia 02 de fevereiro, a partir das 14h30, o tema “Como aumentar o sucesso clínico em Endodontia”

Estética Orofacial. O CIOSP inovou há anos quando incluiu a Estética Orofacial em sua programação científica. Esse módulo vem, a cada edição do congresso, ganhando força e espaço, pois trata de uma questão de interesse de grande parte da população: a beleza estética dos dentes. A Atividade ocorre em dois dias de evento, 31 de janeiro e 01 de fevereiro. Luciano Artioli, professor dos cursos de Toxina Botulínica e Preenchimento Facial,  da APCD é coordenador deste módulo. www.ciosp.com.br/index.php/programacao-cientifica-modulo/101/estetica-orofacial

Odontologia do Esporte, um campo promissor de atuação profissional – esta área desponta como uma referência internacional, crescendo e se firmando graças a pesquisadores interessados e engajados. As pesquisas promovem desenvolvimento, aprimoramento e conhecimento de diferentes assuntos relacionados a patologias bucais e sua repercussão na saúde geral do atleta e por consequência em seu desempenho físico. Essa ampla e rica discussão ocupa, cada vez mais, um lugar importante dentro do CIOSP. www.ciosp.com.br/index.php/programacao-cientifica-modulo/98/odontologia-do-esporte



E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters