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Publicado em: 10/11/2016 10h54

Como se diferenciar frente à concorrência

Uma série de processos simples que vão dar mais eficiência na clínica odontológica e melhorar sua visibilidade perante os pacientes.

Se observarmos bem o cenário da Odontologia atual, iremos nos deparar com centenas de ótimos profissionais, muitos deles investindo em cursos de especialização e trazendo novidades tecnológicas para a clínica ou consultório. É nessa hora que você se pergunta: Como posso me diferenciar da concorrência?

A resposta para essa questão envolve diversos fatores. Esclarecê-la em um único artigo não seria possível. Por isso, elenquei alguns itens que podem servir como o despertar para uma nova maneira de pensar. De qualquer forma, lembre-se de que toda mudança envolve coragem e muito trabalho. Para atingir resultados diferentes, será preciso tomar atitudes diferentes.

  • Reveja seus processos: no momento de apresentar um tratamento para o cliente, você sente que ele se surpreende com a forma que você o faz? Você tem o hábito de buscá-lo na recepção e oferecer boas-vindas? Com o tempo e a repetição das atividades, é natural que certas etapas do atendimento se tornem mais automatizadas, porém, é seu papel não permitir que isso aconteça.
  • Acessibilidade não significa apenas preço: tornar serviços acessíveis é uma forma de criar valor, embora toda vez que se fala em acessibilidade se pensa em preços. Pode ser muito mais que isso, ou seja, formas de pagamento, home care, clínicas desenhadas para receber idosos e deficientes, preços melhores em horários pouco requisitados, entre outros recursos.
  • Não descuide de sua equipe: você já pensou que todo o seu trabalho e capacitação pode ir por água a baixo se um ruído acontecer na comunicação entre o cliente e sua equipe? É essencial que você acompanhe como anda o atendimento prestado por seus colaboradores, procurando sempre oferecer orientações e, quando possível, capacitação de forma profissional.


É claro que existem mais um bocado de ações necessárias para que sua clínica se diferencie da concorrência. Comece aos poucos, redobre sua energia e, acima de tudo, não desista! Eu sei que será trabalhoso, porém, o momento de colher os frutos não deve demorar a chegar.

 


Cláudio Gór Gonçalves
Criador de um modelo específico de consultoria em marketing de serviços e comunicação para profissionais da saúde, atua junto as áreas da Medicina e Odontologia desde 1994. Sócio-fundador do Altera – Centro de Inteligência em Serviços e responsável pelas áreas de marketing estratégico e comunicação.
 
 

 



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