INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 23/11/2016 10h26

Cuidado com as oportunidades no mercado da Odontologia

A importância de detectar e fugir do temido comportamento de manada.
“Duas pessoas caminhavam no deserto e, na aridez completa daquela paisagem, avistaram uma única planta verde num local onde só cresciam arbustos secos. ‘O que se percebe quando se vê uma planta assim no meio do deserto?’ – perguntou o primeiro. Como o segundo não sabia o que responder, o primeiro exclamou: ‘É veneno! Caso contrário algum animal já a teria comido’”. (Como funcionam os mercados – Alvin Roth).


Iniciei com este trecho de um bom livro que estou lendo para dividir com os profissionais da Odontologia um pensamento que me persegue: cuidado com as vistosas plantas verdes do mercado da Odontologia!

É muito comum verificar que o ser humano tende a assumir um comportamento de manada. Esse termo é usado para descrever situações em que os indivíduos em grupo reagem todos da mesma forma, embora não exista uma direção planejada.

Verificamos isto nas bolhas especulativas que crescem na economia, criadas por conta de uma grande quantidade de pessoas que tomam decisões sem ter informação suficiente para isto, imitando a decisão de outros que supostamente são mais bem informados.

Em um mercado do tamanho do Brasil, as distintas características de cada ambiente determinam reações diferentes e, assim, o comportamento de manada pode ser sua ruína. É fácil compreender que temos cidades com um dentista para cada 150 pessoas e outras com um dentista para cada 5.000 pessoas. Quem pode acreditar que o mesmo remédio soluciona os problemas de um profissional na primeira e na segunda cidade? Pode acreditar, existem problemas para resolver nos dois casos.

A informação está disponível como nunca esteve, mas o excesso de informação não representa conhecimento, item imprescindível para a tomada de decisões.

Até mais e bons negócios!


Cláudio Gór Gonçalves
Criador de um modelo específico de consultoria em marketing de serviços e comunicação para profissionais da saúde, atua junto as áreas da Medicina e Odontologia desde 1994. Sócio-fundador do Altera – Centro de Inteligência em Serviços e responsável pelas áreas de marketing estratégico e comunicação.
 
 


E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters