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Publicado em: 30/11/2016 12h

Como ampliar sua equipe e selecionar os colaboradores ideais

Dicas valiosas podem facilitar todo o processo, desde o recrutamento até a contratação.

 

Em meus artigos para essa coluna, sempre tenho falado sobre a importância dos processos bem definidos dentro da clínica ou do consultório, e como esses processos impactam diretamente na qualidade do atendimento prestado. O recrutamento e a seleção são questões que precisam ser encaradas com muita dedicação, afinal, são os colaboradores que vão executar esses processos e ajudá-lo a alcançar os objetivos do negócio.

Antes de iniciar o recrutamento, é essencial descrever cada cargo com suas características principais, relacionar as tarefas e, assim, definir um perfil de contratação com atributos pessoais adequados às características e responsabilidades do cargo em questão.

E agora, qual a melhor forma de recrutar esses candidatos?

- Associações de classe (mural de empregos);
Empresas especializadas em recrutamento;
Anúncios em classificados de emprego;
- Indicação de colegas e colaboradores;
Sites de empregos;
Comércio local.


Se o candidato for bem, continue a entrevista e faça um breve histórico sobre a empresa, comunicando seus valores e objetivos. Apresente o cargo e as tarefas para o candidato e teste a compreensão de suas responsabilidades.
Para tornar as entrevistas mais eficientes, a seguinte lógica deve ser respeitada: na primeira parte da entrevista, devemos conhecer o candidato, conversando sobre suas experiências anteriores, seus anseios e suas competências, observando sempre a postura, facilidade para se comunicar, timidez, aparência, asseio, pontualidade, bom português etc.

Na última etapa da entrevista fala-se sobre valores, perguntando ao candidato quais são seus anseios financeiros ou, se preferir, pergunte se ele sabe qual o seu valor no mercado de trabalho. E assim você será capaz de negociar o salário que a empresa está preparada para recompensar o novo colaborador.

Assim que o candidato for aprovado, deverá passar por um período de imersão antes de ser efetivado no cargo. Assim, será possível ter a oportunidade de iniciar o seu desenvolvimento de forma correta e prevenir falhas futuras.

Não se esqueça: contratar é apenas o início de um longo trabalho para quem deseja construir uma equipe incrível e capaz de surpreender seus pacientes. Neste meu outro artigo, falo sobre o mito do funcionário perfeito e recomendo a leitura!

Um abraço e até a próxima!
 

Marinho Pinheiro Teixeira

Cirurgião-dentista – Unicid; MBA em Gestão e Marketing na Área da Saúde – São Leopoldo Mandic; Formação de Auditores Odontológicos – Fundecto; Coordenador Geral do Núcleo de Gestão e sócio do Altera – Centro de Inteligência em Serviços.

marinho@alteracis.com.br
www.alteracis.com.br



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