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Publicado em: 07/12/2016 11h51

A escolha da rede social ideal para sua clínica

Trabalho no cenário digital exige dedicação, mas pode trazer bons resultados.

Em meu último artigo para esta coluna, enfatizei a importância das escolhas corretas no que diz respeito à rede social mais adequada para o seu negócio. Como já tinha citado anteriormente, essa questão não pode ser respondida tão facilmente. Afinal, o tipo de público que você atende - ou almeja atender - será o ponto determinante para essa tomada de decisão.

Independentemente da sua escolha, é importante destacar que o trabalho realizado no cenário digital vai exigir de você bastante dedicação. Redes sociais precisam estar em constante atualização, serem atrativas e empáticas, ou seja, é preciso utilizar uma linguagem capaz de gerar identificação por parte do seu público-alvo.

Para tornar essa pesquisa menos custosa, decidi trazer algumas características principais das redes sociais mais utilizadas atualmente. Confira:
 

Facebook

Dificilmente você conheça alguém que não possua um perfil no Facebook, não é mesmo? A rede tem crescido vertiginosamente e todos os dias ganhas novos adeptos no Brasil. Só para se ter uma ideia, oito em cada dez brasileiros estão conectados à rede criada por Mark Zuckerberg em 2004. Além dessa vantagem, o Facebook permite que as empresas façam anúncios, o que proporciona maior disseminação e engajamento dos conteúdos compartilhados. Diversos outros recursos também podem ser úteis para profissionais da saúde: criação de eventos, espaço para avaliação de clientes, personalização da página, entre outros.


Instagram

O uso das hashtags (#) é essencial para destacar seu negócio no Instagram, atraindo novos consumidores para seus serviços. Não se preocupe se você tem um pequeno consultório ou uma grande clínica. Sabendo administrar os conteúdos ideais, a chance de sucesso é grande. O Brasil possui cerca de 35 milhões de usuários cadastrados, predominantemente entre os 17 e 35 anos de idade, conforme informado pela própria rede e divulgado pelo site da revista Época.


Twitter

O Twitter é uma espécie de microblog onde você pode divulgar informações (os tweets) em até 140 caracteres. Um dos diferenciais é que você pode dar personalidade à sua marca, porque lá não existe diferença entre perfil pessoal e corporativo, como ocorre no Facebook, por exemplo. Possui cerca de 40,7 milhões de usuários cadastrados no Brasil e, segundo dados divulgados pela própria rede, 86% dos usuários se preocupam com a beleza e a aparência.
 

Periscope

É uma das redes sociais mais recentes e seu principal objetivo é a transmissão ao vivo via Wi-Fi e 3G. A rede também está integrada com o Twitter, possibilitando com que o usuário siga no Periscope os mesmos amigos que possui no Twitter. Tenho visto muitos profissionais da saúde utilizarem o Periscope para organizar discussões sobre variados temas, unindo colegas e pacientes.
 

Snapchat

Uma das redes mais utilizadas por jovens entre 18 e 24 anos, o Snapchat permite o compartilhamento de vídeos curtos, ao vivo. A rede também oferece a opção de fotos nas quais é possível adicionar legendas, filtros e outros elementos. O diferencial está que as mensagem se ''apagam'', podendo ser vistas entre três e dez segundos. Tenho visto profissionais da saúde utilizando o Snapchat para compartilhar novidades relacionadas à área em que atuam, visitas de clientes especiais na clínica e outros conteúdos.
 

YouTube

No YouTube, é possível trabalhar com vídeos que explicam e destacam serviços. Muitas empresas vêm usando a plataforma para publicidade, seja por meio dos anúncios de vídeo ou através de patrocínio de algumas celebridades da rede que trabalham com temas diversos, como humor, turismo, saúde e estética.
 

Espero que as informações expostas aqui possam ajudar efetivamente todos os profissionais. Se você ainda tem dúvidas se estar nas redes sociais é importante para a clínica, recomendo a leitura deste meu outro artigo, unindo as informações para que você possa definir o melhor caminho.
 

Até mais!


Rafael Barros
Formado em Marketing pela Faculdade Politécnica de Campinas; Graduando em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC); Redator e social media no Altera – Centro de Inteligência em Serviços. 
 
 


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