INPN - O portal das revistas ImplatNews e PerioNews
 
Compartilhe  Compartilhe Twitter Imprimir Indique a um amigo
Publicado em: 01/02/2017 11h

A importância de transmitir confiança ao paciente

Pesquisa nos EUA aponta a confiança como um dos comportamentos profissionais mais observados pelos clientes.

O comportamento dos profissionais que atendem na área da Saúde gera sinais que são rapidamente absorvidos pelos clientes. A Clínica Mayo, uma das mais renomadas instituições médicas dos Estados Unidos, realizou uma pesquisa com centenas de pacientes e, em entrevistas com durações entre 20 e 50 minutos, identificou os comportamentos ideais por parte dos profissionais da Saúde. São sete, a saber: confiante, empático, humano, pessoal, franco, respeitoso e minucioso. Neste artigo, vamos comentar o primeiro deles: a confiança.

No seu dia a dia como profissional da Saúde, você deve atuar de maneira segura, inspirando confiança. Os clientes que estão ao seu lado devem perceber que você é forte e positivo. Sua convicção é capaz de fazer com que seus clientes relaxem, e isto é fundamental.

O grau de confiança entre duas pessoas é determinado pela capacidade que elas têm de prever o comportamento uma da outra. Ao observar o comportamento de alguém, somos capazes de identificar os valores que determinam suas ações. Uma das questões é a cultura. Assim, quanto mais o profissional de Saúde demonstra os seus valores pessoais – e da sua clínica ou consultório – e não só o seu conhecimento técnico, maior a probabilidade de conseguir a confiança de seus clientes.

A confiança faz com que as pessoas entreguem suas vidas nas mãos destes profissionais, e esta decisão jamais será baseada apenas em desenvolvimento técnico. Por isso, valorize sua capacidade de gerar confiança por meio do relacionamento com o paciente, e não apenas pelo seu conhecimento.

Escrevendo sobre esse tema, lembrei-me de outro artigo que fala sobre a importância de ser um profissional acessível às outras pessoas. Recomendo a leitura e acredito que ele pode ser complementar a essa questão que abordamos acima.

Um abraço!
 


Cláudio Gór Gonçalves
Criador de um modelo específico de consultoria em marketing de serviços e comunicação para profissionais da saúde, atua junto as áreas da Medicina e Odontologia desde 1994. Sócio-fundador do Altera – Centro de Inteligência em Serviços e responsável pelas áreas de marketing estratégico e comunicação.
 
 


E-mail
Cadastre seu e-mail e receba nossas Newsletters