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Publicado em: 15/02/2017 11h31

Pós-venda em Odontologia: você coloca em prática?

O dentista não deve se limitar apenas a uma ligação após o tratamento. É possível ir além.

Durante todas as etapas do atendimento, devemos manter a cordialidade e demonstrar ao nosso cliente a preocupação em proporcionar uma experiência encantadora. E, no momento da sua despedida, não seria diferente.

Uma das atitudes essenciais é certificar-se de que o cliente não possui nenhuma dúvida, demonstrar interesse e transmitir segurança, respondendo as possíveis indagações com clareza e propriedade.

Sempre costumo orientar meus colegas dentistas quanto à importância de estimular o cliente como paciente. Muito do êxito profissional depende do resultado do cliente. Assim, reconheça sempre a qualidade daquele paciente que se mantém comprometido com o tratamento, observa a sua responsabilidade ao respeitar os horários, segue as orientações pós-operatórias e compreende os processos. Exalte os benefícios gerados por sua participação efetiva durante todas as etapas do tratamento.


Mas, afinal, o que é o pós-venda em Odontologia?

Precisamos entender que um pós-venda realmente efetivo se inicia desde o primeiro atendimento que você proporciona ao paciente. Sempre falamos aqui e, mais uma vez, é importante repetir: o relacionamento é o ponto chave para gerar satisfação. Ele deve ser trabalhado durante todas as etapas do seu ciclo de serviços.

Assim, não acredite que pós-venda se limita apenas a uma ligação para o paciente, para saber se está tudo bem. Você precisa elaborar uma estratégia eficaz para manter uma comunicação com o paciente que já terminou o tratamento, seja por meio de mensagens de WhatsApp, e-mails marketing ou envio de mala-direta, por exemplo. Para ter sucesso nesse trabalho, preocupe-se em entender quem é o seu paciente e qual tipo de comunicação é mais adequado para ele.

Vamos refletir sobre essa informação:

Um cliente insatisfeito depois da compra tem grandes chances de fazer propaganda negativa de sua empresa junto à sua rede de contatos, o que pode ganhar grandes proporções na internet.

Agora, vamos colocar a mão na massa!

Até a próxima!

 

Marinho Pinheiro Teixeira

Cirurgião-dentista – Unicid; MBA em Gestão e Marketing na Área da Saúde – São Leopoldo Mandic; Formação de Auditores Odontológicos – Fundecto; Coordenador Geral do Núcleo de Gestão e sócio do Altera – Centro de Inteligência em Serviços.

marinho@alteracis.com.br
www.alteracis.com.br

 



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