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Publicado em: 22/02/2017 14h20

Empatia pode aproximar paciente e dentista

O desejo de compreender o sentimento de seu cliente pode facilitar a relação no consultório.

Como já escrevemos aqui, o comportamento dos profissionais que atendem na área da Saúde gera sinais que são rapidamente absorvidos pelos clientes. Vamos tratar dos comportamentos ideais e, nesta oportunidade, falaremos sobre empatia.

Efetivamente, ter empatia é procurar compreender o que seu cliente está sentindo e experimentando naquele momento, em especial quando se queixa de algum problema. A capacidade de se envolver física e emocionalmente é um exercício de sensibilidade. E ele nos dá ótimos resultados na construção do relacionamento.

Uma atitude como, por exemplo, falar pessoalmente sobre o resultado de um exame é uma prova de que o profissional sabe se colocar no lugar do cliente. O dentista imagina que o seu paciente pode ficar muito sensível a um feedback que não seja dado por ele. Esse tipo de abordagem é fundamental para que exista uma evolução em direção ao objetivo comum, que é a melhora do estado de saúde de seu cliente.

No seu dia a dia como profissional da Saúde, você deve atuar de maneira segura e inspirando confiança. Quando os seus clientes estão ao seu lado, devem perceber que você é forte e positivo.

Empatia tem origem no termo grego empatheia, que significa “paixão”. Isso nos ajuda a entender que empatia é uma espécie de comunicação afetiva, diferente da simpatia, que é mais intelectual, uma vontade de estar ao lado de outra pessoa e agradá-la. A empatia é rica em outra coisa: o desejo de compreender o próximo.

Enfim, fica esta segunda lição sobre o que os seus pacientes vão valorizar em seu comportamento. Exercite a empatia na mesma medida que aprende novas técnicas na Saúde e você terá resultados surpreendentes na propaganda boca a boca sobre o seu trabalho.

 


Cláudio Gór Gonçalves
Criador de um modelo específico de consultoria em marketing de serviços e comunicação para profissionais da saúde, atua junto as áreas da Medicina e Odontologia desde 1994. Sócio-fundador do Altera – Centro de Inteligência em Serviços e responsável pelas áreas de marketing estratégico e comunicação.
 
 

 



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