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Publicado em: 08/03/2017 10h

Nada substitui o brilho nos olhos durante o atendimento

Marinho Pinheiro destaca a importância de fazer o paciente se sentir bem ao longo do tratamento.

Vou começar esse artigo dividindo com você um pouco de minhas experiências como consumidor, vividas nesses últimos tempos. De forma geral, tenho percebido que cada vez mais os atendimentos estão sendo executados de forma automática, apática e sem vida, sem nenhuma personalização.

Se você já tem o hábito de acompanhar nossa coluna, talvez esse assunto possa lhe parecer repetitivo. Mas, acredite, ele precisa ser retomado, pois ainda continua sendo a grande chaga de muitas clínicas e consultórios.

Nesse instante, é importante pontuar uma questão: processos jamais existem para tornar as relações humanas desprovidas de entusiasmo. Processos possibilitam melhorar o desempenho de uma organização, tendo como base a definição, a análise e o gerenciamento das pessoas envolvidas na entrega do serviço.

Vou compartilhar uma forma especial de prestar serviços em Odontologia, o jeito simples e acolhedor que encontrei visitando diversas cidades do interior de alguns estados do Brasil.

Fiquei impressionado com a capacidade que os profissionais e suas respectivas equipes possuíam de proporcionar uma experiência de atendimento aos seus clientes, onde o principal objetivo era “fazer as pessoas se sentirem bem”, seja através de uma conversa sobre os últimos acontecimentos da cidade, de um bate-papo tomando um cafezinho, ou simplesmente pela lembrança da data do aniversário de um cliente.

Tal habilidade de relacionamento não se ensina em nenhum tipo de treinamento, pois todas essas pessoas que conheci são verdadeiras e naturais em suas ações. Elas possuem um compromisso com o respeito ao próximo e real interesse em ajudá-lo.

Engana-se quem pensa que estamos falando apenas da secretária. O dentista também é parte essencial neste processo e essas simples ações devem existir como uma linguagem sinérgica.

Por isso, me sinto na obrigação de retomar o título deste artigo e complementá-lo: nada substitui o brilho nos olhos, o sorriso na voz, o cumprimento sincero e o gesto simples de perguntar se está tudo bem.

Aproveito para lhe fazer um convite: essa semana o Altera está lançando uma série de vídeos com dicas preciosas sobre marketing digital para dentistas e profissionais da saúde. Acompanhe em nossa página no Facebook!

Agora é com você.

 

Marinho Pinheiro Teixeira

Cirurgião-dentista – Unicid; MBA em Gestão e Marketing na Área da Saúde – São Leopoldo Mandic; Formação de Auditores Odontológicos – Fundecto; Coordenador Geral do Núcleo de Gestão e sócio do Altera – Centro de Inteligência em Serviços.

marinho@alteracis.com.br
www.alteracis.com.br



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