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Publicado em: 23/03/2017 10h37

Vale a pena impulsionar publicações da clínica no Facebook?

O social media Rafael Barros explica quando e como investir em suas redes sociais.

Diariamente converso com profissionais da Saúde sobre o desenvolvimento de suas redes sociais, e a grande maioria deles me pergunta se vale a pena investir em posts patrocinados no Facebook. Se você já utiliza o Facebook para divulgar os serviços e diferenciais da clínica, deve ter notado que o alcance das publicações vem caindo de forma bastante significativa.

Ainda assim, a dúvida persiste e normalmente vem acompanhada de outras questões:

​·  Quanto investir?
·  Quais filtros devem ser utilizados?
·  Quais conteúdos devem ser impulsionados?
·  Como medir os resultados?


Como social media, sinto-me na obrigação de ilustrar o cenário que envolve a publicação de conteúdos oriundos de fanpages. Um estudo conduzido pela agência de publicidade Ogilvy mostrou que o alcance orgânico – número de seguidores que recebem as atualizações que não foram impulsionadas – vem caindo drasticamente nos últimos anos. Em fevereiro de 2014, essa análise apontou que apenas 6% das pessoas que curtem determinada página recebem as postagens. Recentemente, a porcentagem média de fãs que visualizam as postagens de páginas caiu para apenas 3%.

Com esses dados em mãos, a resposta para a pergunta que ilustra o título deste artigo se torna quase que automática: mais do que ''valer a pena'', investir em posts patrocinados é uma necessidade.


O que deve ser impulsionado?

Antes de tudo, é importante frisar que o uso das redes sociais e, consequentemente, o patrocínio de determinados conteúdos devem ser parte de um planejamento de comunicação, e não apenas uma atitude isolada. De qualquer forma, oriento que os profissionais não saiam impulsionando qualquer tipo de publicação. Selecione os conteúdos mais relevantes, pensando sempre naquilo que seu público-alvo deseja receber, algo que seja capaz de demonstrar a estrutura diferenciada da sua clínica ou os serviços que são oferecidos.

Os formatos são inúmeros e o Facebook permite que você insira alguns filtros para conduzir as postagens para as pessoas certas. Considere um profissional da área para ajudá-lo neste trabalho, assim você vai se sentir mais seguro de todas as ações.

Já está acompanhando minha série de vídeos com dicas sobre marketing digital? Nesta semana, vou postar o terceiro vídeo e você poderá acompanhar todos pelo Facebook do Altera. Tenho certeza de que essas dicas serão efetivas para você.

Até mais!


Rafael Barros
Formado em Marketing pela Faculdade Politécnica de Campinas; Graduando em jornalismo pela Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC); Redator e social media no Altera – Centro de Inteligência em Serviços. 
 
 


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